Sábado, Abril 13, 2024
17.7 C
Braga
AtualidadePolíticaCandidato do PAN Braga acusa AD e PS de "hipocrisia para com...

Candidato do PAN Braga acusa AD e PS de “hipocrisia para com os agricultores”

© PAN

Rafael Pinto, cabeça de lista do PAN pelo círculo de Braga às eleições legislativas, visitou, este fim de semana, o Mercado Municipal de Braga.

Numa visita de contacto com comerciantes e população, Rafael Pinto defendeu o aumento dos fundos para a produção de frutícolas e hortícolas, acreditando que “z nossa política agrícola deve apoiar os alimentos que mais precisamos de consumir do ponto de vista da saúde, bem como as práticas mais sustentáveis”. Para o PAN, “é ainda essencial garantir que os pequenos produtores têm acesso a estes subsídios e não apenas as grandes empresas”.

Com sacos reutilizáveis em mão, a comitiva do PAN conversou com a população sobre o aumento do custo de vida e a proposta do IVA zero no cabaz essencial. Proposta esta que “partiu de uma iniciativa do PAN e que queremos alargar até agosto deste ano, para garantir mais poupança às famílias”.

O candidato do PAN acusou ainda a Aliança Democrática e o Partido Socialista de “hipocrisia quando dizem defender os agricultores, mas são os seus grupos no Parlamento Europeu que aprovam a atual Política Agrícola Comum”.

Para Rafael Pinto, que desenvolveu uma dissertação sobre o tema na Universidade do Minho, “esta é a política que controla a agricultura ao nível Europeu e não só causa grandes desigualdades sociais como é destrutiva para o ambiente, apoiando más prática”, alertando que “apenas 20% dos agricultores recebem 80% dos subsídios, deixando para trás os que menos têm e criando incentivos à produção intensiva”.

“No Parlamento Europeu, a família Verde do PAN é a única a votar totalmente contra a Política Agrícola Comum, precisamente por defendermos os pequenos agricultores e boas práticas ambientais”, finaliza o candidato.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES