No dia 23 de novembro é o Dia da Floresta Autóctone. Para assinalar a data, o Município de Braga vai promover mais uma edição do programa “Florestar Braga”.
Esta é uma iniciativa de sensibilização ambiental que, desde 2014, lança o desafio às entidades do concelho, oferecendo árvores para serem plantadas no âmbito deste programa.
Nesta iniciativa, todas as entidades são desafiadas a participar na florestação com a plantação de espécies autóctones e com o lançamento de “granadas de sementes”.
Todas as entidades de ensino, IPSS, associações ou adotantes do Projeto Rios poderão receber espécies da floresta autóctone para plantar no logradouro das suas instalações (ou junto da linha de água adotada no caso do Projeto Rios) ou e espaço público em colaboração com a sua Junta ou União de Freguesias.
O Município de Braga coloca à disposição das entidades árvores ou arbustos autóctones, nomeadamente carvalhos alvarinhos, portugueses e negral, sobreiros, castanheiros, cedros do Bussaco e bastardo, cerejeiras bravas, freixos, pinheiro mansos, tílias, amieiros, azinheiras, vidoeiros, azevinhos e medronheiros.
Outra iniciativa prevista é o lançamento de “granadas de sementes”. As entidades que pretendam receber material para elaboração das “granadas” (por ordem de chegada de inscrições, tendo em conta a argila disponível), o Município de Braga faculta a argila e as sementes de leguminosas e cada entidade fará as suas próprias granadas, podendo, também, a comunidade escolar mobilizar os alunos para recolherem bolotas de carvalho e/ou sobreiro ou outras sementes de árvores ou arbustos autóctones.
Para participar nesta edição do “Florestar Braga”, os interessados devem fazer a sua inscrição através do email [email protected], até 9 de novembro, indicando os seguintes dados:
- Nome da entidade e local de entrega;
- Nome do responsável, e-mail e telemóvel;
- Número de pessoas a envolver;
- Local de plantação ou de lançamento das “granadas de sementes”;
- Dia e hora prevista da plantação;
- Número de espécies a plantar (acima indicadas e por ordem de prioridade).
Para eventuais esclarecimentos, está disponível o contacto telefónico através do número 253 202 860.