
A GNR de Braga, através do Núcleo de Proteção Ambiental, em parceria com os Serviços Municipais de Proteção Civil da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, estiveram, esta quinta-feira, a promover a Campanha Floresta Segura 2021, no recinto da Feira Semanal da Póvoa de Lanhoso.
Avelino Silva, presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, e João Barroso vereador da Proteção Civil, também marcaram presença.
O objetivo desta ação foi aconselhar as populações sobre os critérios de gestão de combustível, junto das habitações e aglomerados populacionais, bem como as normas e procedimentos para a realização de queimas e queimadas, estabelecidos no Decreto-Lei n.º 124/2006, de 28 de junho, visando contribuir para adequada realização das faixas de gestão de combustível evitando situações de risco em caso de incêndio, bem como prevenir outros comportamentos de risco.
Recorde-se que muito recentemente, mais concretamente nos dias 7 e 8 de abril, a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso suspendeu a realização de queimas e queimadas atendendo à situação meteorológica e ao agravamento do risco de incêndio para o concelho.
A ação realizada nesta quinta-feira decorreu no recinto da Feira Semanal da Póvoa de Lanhoso, atendendo a que se previa que a sua reabertura trouxesse uma elevada afluência de pessoas ao interior do recinto.