Domingo, Fevereiro 25, 2024
11.2 C
Braga
InícioRegiãoVila Nova de FamalicãoCâmara e ARS-Norte vão melhorar cuidados de saúde primários em Nine, Ruivães...

Câmara e ARS-Norte vão melhorar cuidados de saúde primários em Nine, Ruivães e Famalicão

© CM Famalicão

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão vai avançar com os processos de construção das novas Unidades de Saúde Familiar (USF) de Nine e Ruivães e com a  requalificação do Centro de Saúde de Famalicão e do Centro Diagnóstico Pneumológico.

Na Reunião de Câmara de quinta-feira, o executivo municipal aprovou a celebração dos contratos-programa entre a autarquia e a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-Norte), que vão servir de base para a apresentação das candidaturas ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) com vista à construção e requalificação destes equipamentos de cuidados de saúde primários.

“São investimentos importantes que nos vão permitir melhorar as instalações e, por consequência, o atendimento e prestação de cuidados de saúde à população”, realçou o presidente da Câmara de Famalicão, Mário Passos.

Apesar dos novos desenvolvimentos, o autarca teceu críticas aos prazos estabelecidos para a apresentação das candidaturas. “Estamos a trabalhar e a fazer todos os esforços para concretizar os projetos e assegurar o aproveitamento do financiamento existente, mas não posso deixar de manifestar o meu desagrado com o prazo muito curto que foi estabelecido pela tutela. Estamos a trabalhar em contrarrelógio”, referiu.

Recorde-se que já este ano arranca a construção das novas Unidades de Saúde Familiar de Joane e São Miguel-o-Anjo, em Calendário, que, de acordo com o edil, são “investimentos necessários, que o financiamento ajuda a comparticipar, mas que fica sempre aquém do necessário para a concretização do projeto final e nos obrigam a um elevado esforço financeiro”.

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES