Terça-feira, Maio 28, 2024
16.6 C
Braga
RegiãoVizelaCâmara de Vizela é "Autarquia Solidária"

Câmara de Vizela é “Autarquia Solidária”

© CM Vizela

A Câmara Municipal de Vizela foi distinguida como “Autarquia Solidária”, tendo recebido a distinção na cerimónia organizada conjuntamente pela Cidade Social e pela Associação Portuguesa de Gestão de Desporto (APOGESD), que se realizou no passado dia 27 de novembro.

O galardão “Autarquia Solidária” traduz-se num reconhecimento atribuído a municípios e freguesias que implementam programas comunitários que contribuem significativamente para o desenvolvimento de sociedades mais solidárias e equitativas. Esta distinção reflete “o empenho da Câmara Municipal de Vizela em promover a coesão social e o bem-estar de todos os seus municípios”.

“Face ao contexto atual, no âmbito da Ação Social, a Autarquia tem assumido cada vez mais uma postura de congregação de esforços e de formação de uma consciência coletiva dos problemas sociais, indispensável à ativação dos meios e agentes de resposta e à otimização dos meios de ação a nível local. Assim, ao longo dos últimos seis anos, a Câmara Municipal tem implementado um conjunto de respostas sociais integradas, com um investimento anual em apoios sociais de cerca de 1 milhão de euros, como o incentivo à natalidade – cheque bebé, o Plano de emergência alimentar – pobreza envergonhada, o subsídio de Emergência Social, as Bolsas de Estudo, os Transportes Escolares gratuitos, o Kit Escolar gratuito,  o reforço do apoio ás Associações de Pais, o apoio ao Envelhecimento Saudável, o apoio à renda, à água/eletricidade e ramal e saneamento, o apoio a medicação, a Comissão de proteção do idoso e o Gabinete de apoio ao cuidador”, explica a Autarquia de Vizela.

“A Câmara Municipal definiu a Habitação como prioridade, sendo um dos municípios exemplo na execução da sua Estratégia Local de Habitação, no âmbito do Acordo de Colaboração com o IRHU ao abrigo do programa 1.º Direito, que define a programação estratégica das soluções habitacionais para apoiar as famílias vizelenses”, finalizou.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES