Quinta-feira, Maio 26, 2022
26.2 C
Braga
InícioRegiãoVizelaCâmara de Vizela doa hospital de campanha para ajudar ucranianos

Câmara de Vizela doa hospital de campanha para ajudar ucranianos

© CM Vizela

A Câmara Municipal de Vizela vai oferecer um Hospital de Campanha, que será enviado para a Polónia, para ajudar o povo da Ucrânia.

“Perante o atentado ao direito internacional e a esta tragédia humanitária com repercussões imprevisíveis, a Câmara Municipal não poderia deixar de manifestar a sua preocupação e tristeza, mas também a disponibilidade para ajudar, na defesa dos valores da paz, solidariedade e de humanidade”, disse a Autarquia.

Do Hospital de Campanha fazem parte 60 camas, 60 colchões, 60 cobertores, 60 edredons, 60 jogos de lençóis, 60 colchas, 60 almofadas, 120 toalhas de felpo, 4 Cadeiras Hospitalares (banho e sanitária), 50 termómetros, 1 frigorifico vertical, 1 arca congeladora, 6 pios lava-mãos portáteis, 5.000 máscaras cirúrgicas, 20.000 máscaras comunitárias certificadas, 7.500 litros de água engarrafada, 100 litros álcool, 200 litros de álcool gel, 6 litros de betadine, 2.000 compressas, 200 metros de adesivo, 50 embalagens de algodão, 1.000 pares de luvas e 600 batas descartáveis.

“Atendendo à especificidade do equipamento a transportar, este hospital de campanha será remetido para a Polónia, sendo que a Câmara Municipal estabeleceu contactos com o Ministério dos Negócios Estrangeiros e com as embaixadas portuguesas na Polónia e na Ucrânia. O equipamento a ser transportado é distinto das doações que têm sido efetuadas no âmbito das várias campanhas de apoio humanitário em curso, pelo que a entrega será articulada entre o Governo Português, as embaixadas e as entidades polacas responsáveis pelas campanhas de solidariedade”, disse a Autarquia.

A Câmara Municipal realça o apoio das empresas vizelenses, que responderam afirmativamente a esta causa, agradecendo o contributo fundamental das mesmas para o sucesso desta iniciativa.

Trata-se de uma viagem de três dias, num camião TIR conduzido em alternância por dois motoristas, num percurso de cerca de 3.200 km, transporte que será assegurado pela empresa de transportes vizelense FEMA – Transportes Express & Logistics, em colaboração com a Câmara Municipal de Vizela.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS