Câmara de Vizela distribui mais de 100 mil máscaras pela população
Domingo , Outubro 25 2020 Periodicidade Diária nº 2615
Principal / Região / Câmara de Vizela distribui mais de 100 mil máscaras pela população

Câmara de Vizela distribui mais de 100 mil máscaras pela população

Ao longo dos últimos meses, a Câmara Municipal de Vizela implementou o programa de apoio municipal “Vizela Covid-19”. Trata-se de um conjunto de medidas para assegurar o combate ao surto, o estímulo à recuperação económica, a proteção social e ajudar quem mais precisa.

Tendo em atenção a evolução da pandemia e face à prolongação do Estado de Contingência, a Câmara Municipal de Vizela elaborou um novo Plano de Contingência para esta nova fase, tendo em atenção as condicionantes de regresso de férias, regresso às aulas e a evolução da situação epidemiológica.

A Câmara Municipal adquiriu recentemente 100 mil máscaras a uma empresa do concelho, máscaras certificadas e produzidas em Vizela, para estimular, desta forma, a economia local.

A Autarquia vai instalar 20 máquinas dispensadoras de máscaras, num total de cerca de 40.000 máscaras produzidas no concelho, que serão distribuídas pelos edifícios municipais e pelas freguesias, tendo já sido entregues aos presidentes das Juntas de Freguesia.

As máquinas dispensam packs de duas máscaras, com um custo de 0,50€ e cuja receita reverte a favor das IPSS do concelho, uma medida que, para além de ajudar as instituições sociais do concelho, visa também ajudar a população no acesso ao material de proteção.

A esta medida junta-se a distribuição de máscaras, com uma nova distribuição de 60.000 máscaras pela população, cuja entrega está a ser efetuada pelos CTT, num kit composto por quatro máscaras e um folheto de como as utilizar corretamente, que será distribuído por todas as habitações do concelho.

Este reforço de kits de máscaras será também entregue nas Juntas de Freguesia, pelo que os munícipes que não recebam as máscaras nas suas habitações podem dirigir-se à sua junta para efetuar o levantamento das mesmas.

“Estas medidas, para além de ser relevante do ponto de vista da saúde pública, trata-se, acima de tudo de uma ação de sensibilização para o uso da máscara, de forma a que população se consciencialize das medidas de proteção a adotar, evitando a transmissão da doença na nossa comunidade”, refere Victor Hugo Salgado, presidente da Câmara Municipal de Vizela.

“A Câmara Municipal de Vizela tem acompanhado atentamente a evolução do surto epidémico do Covid-19 no concelho e tomado as medidas necessárias para informar a população e apoiar as várias instituições para fazer face às necessidades acrescidas vividas neste momento, efetuando também uma reavaliação diária das medidas de prevenção adotadas e a adotar de modo a prevenir e conter a respetiva propagação”, finalizou o autarca.