Quinta-feira, Abril 15, 2021
18.9 C
Braga
InícioCulturaCâmara de Famalicão apresenta nova edição do Boletim Cultural

Câmara de Famalicão apresenta nova edição do Boletim Cultural

CM Famalicão

A Câmara de Famalicão vai apresentar na segunda-feira, 22 de março, pelas 17:00, através de um Webinar transmitido em direto a partir do portal do Município e da sua página de Facebook, a edição correspondente aos números 12 e 13 da V Série do Boletim Cultural do Município de Vila Nova de Famalicão.

A sessão contará com intervenções do presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, do vereador para a Cultura, Educação e Conhecimento, Leonel Rocha, e do coordenador editorial do Boletim Cultural, Artur Sá da Costa.

Nascido poucos anos (1980) após a Revolução de Abril de 1974, o Boletim Cultural do Município de Famalicão é uma das mais antigas publicações do género do país, tendo dado um “contributo inestimável” para a valorização e discussão cultural em Vila Nova de Famalicão.

“Sem cuidar do rigor científico dos estudos publicados, que fica endossado à apreciação dos leitores, verificamos pelo índice dos assuntos sumariados, que este volume reúne um conjunto alargado de temas, agrupados por quatro capítulos, já prevalecentes nos últimos números”, apresenta Artur Sá da Costa no editorial da publicação. “Um Boletim/Revista não é um repositório inerte de artigos. Pelo contrário. A sua divulgação potencia o debate, abrindo perspetivas de abordagem, por vezes inusitadas, aos temas investigados”, refere.

Para além dos artigos científicos dos mais credenciados historiadores que têm dirigido o seu olhar para a história de Vila Nova de Famalicão, a publicação é enriquecida com um olhar fotográfico patrimonial sobre as caixas do correio em Vila Nova de Famalicão.

“Cada edição do Boletim Cultural é um pedaço da nossa história e da nossa identidade que salvaguardmos do tempo e mantemos vivo na memória coletiva e das novas gerações”, diz Paulo Cunha.

O novo Boletim Cultural está disponível para download aqui. A publicação física pode ser consultada na Rede Pública de Bibliotecas Municipais e adquirida no Livraria Municipal, situada no Parque da Devesa, na Casa do Território.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS