Sexta-feira, Dezembro 3, 2021
10.1 C
Braga
InícioRegiãoEsposendeCâmara de Esposende lança plano de apoio à Economia local

Câmara de Esposende lança plano de apoio à Economia local

CM Esposende

Tal como anunciado recentemente por Benjamim Pereira, presidente da Câmara de Esposende, o Município vai avançar com um Plano de Apoio à Economia Local, de acordo com uma proposta aprovada, esta quinta-feira, em Reunião do Câmara.

Este plano propõe-se apoiar os empresários do concelho que viram os seus estabelecimentos encerrados ou as suas atividades suspensas por força da Covid-19, incentivando-os a (re)impulsionar os seus negócios.

Para tal, o Município disponibiliza um pacote financeiro de 200.000 euros, com apoios a fundo perdido, para as empresas que, cumprindo os requisitos definidos, poderão ter acesso a 500 euros, 300 dos quais serão atribuídos automaticamente aquando da prova de cumprimento dos critérios de elegibilidade e os restantes 200 aquando da demonstração de aquisição de bens e/ou serviços a outras empresas do concelho de Esposende, com vista a melhor preparar a retoma da atividade. Assim, para beneficiar da totalidade do apoio, a verba deverá ser aplicada territorialmente, num espírito de entreajuda entre os empresários concelhios.

A entreajuda estende-se também às instituições e, nesse sentido, a ACICE – Associação Comercial e Industrial do Concelho de Esposende, enquanto parceira, poderá apoiar os empresários na elaboração do processo de candidatura ao Plano de Apoio à Economia Local, não tendo este apoio qualquer custo associado.

Para poderem beneficiar deste apoio, as empresas/empresários devem ter visto as suas atividades suspensas ou encerradas por determinação legislativa ou administrativa de fonte governamental, e ter registado uma quebra de faturação igual ou superior a 30% em 2020, quando aplicável. O montante a receber poderá ser utilizado, por exemplo, para pagamento de despesas correntes da empresa, promoção dos estabelecimentos e aquisição de equipamentos e serviços necessários à atividade de retoma.

As candidaturas deverão ser apresentadas, a partir desta sexta-feira, através de formulário próprio disponível no sítio oficial da START Esposende, anexando toda a informação e documentação exigida.

Este plano configura mais um investimento do Município em matéria de apoio e proteção do tecido empresarial local, nesta fase de pandemia.

“Todas estas medidas e incentivos refletem a aposta estratégica do Município na captação de investimento e na dinamização da Economia local”, assinala Benjamim Pereira, notando que “a pandemia trouxe dificuldades acrescidas às empresas e aos empresários, o que implicou a definição e implementação de novos apoios por parte do Município, num esforço financeiro assinalável. O plano de desenvolvimento do concelho continua em plena concretização, com intervenções e projetos nas várias freguesias”.

Teste BTV

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS