Sábado, Agosto 13, 2022
16.7 C
Braga
InícioBragaCâmara de Braga e empresas municipais formalizam protocolo para cumprir objetivos da...

Câmara de Braga e empresas municipais formalizam protocolo para cumprir objetivos da sustentabilidade

© CM Braga

A Câmara Municipal de Braga, a InvestBraga, a Bragahabit, o Theatro Circo, os Transportes Urbanos de Braga, a AGERE e a Braval assinaram, esta segunda-feira, um protocolo que pretende mobilizar e inspirar os bracarenses para a importância estratégica da colaboração no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), nomeadamente no que se refere ao Objetivo 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis.

O protocolo possibilita a criação do grupo de trabalho “Braga Une-se na Sustentabilidade” que, ao longo deste ano, irá desenvolver um conjunto alargado de atividades de sensibilização para as temáticas da colaboração e da sustentabilidade junto da comunidade escolar, dos colaboradores do universo municipal e da população em geral.

Durante a sessão, o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, referiu que este projeto dá corpo ao espírito que a Autarquia tem procurado incutir na gestão municipal. Ricardo Rio sublinhou que, nos últimos oito anos, a Câmara Municipal tem procurado estar na vanguarda nestas duas áreas, destacando o facto de Braga figurar na lista das melhores cidades do mundo no combate às alterações climáticas e de estar no top3 das melhores políticas de sustentabilidade, segundo o índice da ABAE.

Por outro lado, acrescentou o edil, Braga foi das primeiras cidades portuguesas a apresentar o seu relatório de sustentabilidade, tendo já concretizado 69,3% dos ODS. “Queremos continuar a desenvolver um conjunto de iniciativas que contribuam para que Braga seja uma cidade liderante em matéria de sustentabilidade, seja nas áreas do desenvolvimento económico, da inclusão, da salvaguarda ambiental ou de modelo de governança”, referiu Ricardo Rio, assinalando que Braga “está na corrida para ser uma das primeiras 100 cidades-piloto europeias que podem atingir de forma mais célere a descarbonização”.

Promover e disseminar o conceito da colaboração no universo municipal, criar dinâmicas que contribuam para uma mudança cultural/organizacional e investir no contexto de educação e formação são os objetivos do projeto para a colaboração.

Ao longo deste ano, a Autarquia e as empresas municipais vão promover um conjunto de atividades junto de vários públicos, desde logo com a comunidade escolar através de iniciativas de sensibilização para a temática e a organização de um concurso de ideias.

Este trabalho será também realizado no âmbito dos grandes eventos da Cidade, nomeadamente na Braga Romana, no S. João, na Noite Branca e no Braga É Natal com iniciativas que promovam a consciencialização e a mudança de comportamentos.

Entre a atividades propostas está, por exemplo, a atribuição de um desconto de 75% no passe mensal para os trabalhadores do universo municipal ao longo do ano de 2022, a oferta de ecopontos e de garrafas reutilizáveis. Destaque ainda para um evento de consciencialização da comunidade organizado pelo Grupo para a Colaboração e que terá lugar a 25 de setembro.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS