Câmara de Braga cancela Orçamentos Participativos deste ano
Quarta-feira , Dezembro 2 2020 Periodicidade Diária nº 2653
Principal / Braga / Câmara de Braga cancela Orçamentos Participativos deste ano

Câmara de Braga cancela Orçamentos Participativos deste ano

O Município de Braga acaba de cancelar as edições deste ano dos Orçamentos Participativos (OP), nomeadamente o OP Geral, o OP Escolar e o OP Jovem “Tu Decides!”, iniciativas que se têm revelado uma ferramenta de mobilização e participação dos cidadãos na vida da cidade.

A decisão fica a dever-se à atual situação de pandemia Covid-19 e a todos os condicionamentos a ela associados, que resultarão no manifesto impedimento ou disponibilidade para o envolvimento dos bracarenses nas diferentes fases dos Orçamentos Participativos.

Segundo a vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, Sameiro Araújo, esta é uma medida preventiva que se vem juntar ao Plano de Contingência Municipal. “Os Orçamentos Participativos serão retomados e as suas iniciativas serão reagendadas logo que tal seja viável”, garante Sameiro Araújo.

De acordo com Sameiro Araújo, os Orçamentos Participativos são “um instrumento de participação ativa, que representam a democracia no seu expoente máximo de concretização”. “Os bracarenses propõem, os bracarenses votam. Ao longo dos anos de implementação, muitos tem sido os projetos concretizados e muitas também tem sido as mais-valias dos mesmos para a cidade”, salienta a vice-presidente da Autarquia.

No entanto, este é um processo que carece de um grande envolvimento dos cidadãos, quer na elaboração de propostas, quer no processo de divulgação das mesmas, de escolha e votação. “Todos estes processos exigem sempre um pouco de nós, a nossa disponibilidade enquanto cidadãos e, neste momento, não estão reunidas as condições para que isso aconteça”, frisa Sameiro Araújo.

Por agora, o Município de Braga reforça o apelo a toda a população para que fique em casa e evite o contacto social, de forma a travar a expansão do vírus.