Segunda-feira, Junho 24, 2024
18.8 C
Braga
BragaCâmara de Braga avança com apoio até 200 euros para compra de...

Câmara de Braga avança com apoio até 200 euros para compra de bicicletas

© Braga Ciclável

O Município de Braga vai apoiar a aquisição de bicicletas e acessórios por parte de munícipes, pequenas empresas e microempresas. O programa destina-se à compra de bicicletas urbanas convencionais ou elétricas, novas ou usadas; bicicletas adaptadas; bicicletas de carga convencionais ou elétricas; e acessórios para carga de pessoas ou bens em bicicleta. De fora ficam as bicicletas de uso desportivo, trotinetes ou outros tipos de velocípedes.

O apoio correspondente a 50% do valor total da despesa, até ao máximo de 200 euros, sendo que nas bicicletas de carga o máximo é de 1500 euros.

Olga Pereira, vereadora com o pelouro da Mobilidade, salienta que esta é “mais uma medida para incentivar a utilização da bicicleta como modo de transporte preferencial em meio urbano, promovendo opções de mobilidade sustentável”.

“O Município de Braga tem vindo a desenvolver várias iniciativas para a integração e o uso da bicicleta como forma de mobilidade em meio urbano, proporcionando uma deslocação ativa para o trabalho ou para a escola”, sustenta a vereadora, apontado o exemplo de projetos como o ‘Bicification’, a aprendizagem de condução de bicicleta na Escola Rodoviária, o sistema de bicicletas elétricas partilhadas ou o cicloexpresso em escolas da cidade.

Por outro lado, acrescenta, a autarquia “tem procurado criar melhores condições para a mobilidade em bicicleta na cidade, com o melhoramento e introdução de uma rede de ciclovia com a colocação de infraestruturas relacionadas, como bicicletários”.

O regulamento do Programa de Apoio à Aquisição de Bicicletas e Acessórios pode ser consultado aqui. Em breve serão divulgados os prazos de inscrição assim como o respetivo formulário.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES