Quinta-feira, Junho 24, 2021
18.3 C
Braga
InícioBragaCâmara de Braga apresenta primeiro Relatório de Sustentabilidade

Câmara de Braga apresenta primeiro Relatório de Sustentabilidade

CM Braga

O Município de Braga tem para consulta o primeiro Relatório de Sustentabilidade. Trata-se de um novo documento que tem como objetivo divulgar à comunidade o desempenho da Autarquia em mais de 100 indicadores de execução ao longo dos últimos cinco anos.

Este documento de prestação de informação financeira e não-financeira procura responder ao desafio do Desenvolvimento Sustentável, apresentando um processo para identificar, medir e divulgar o desempenho da organização e do concelho de Braga e uma base para garantir a realização estratégica para o Desenvolvimento Sustentável de Braga; um mecanismo baseado em informações consistentes sobre os impactos positivos e negativos da sustentabilidade e um fórum para aumentar o diálogo entre os bracarenses e a tomada de decisão, garantindo um sistema de avaliação ao desempenho da sustentabilidade da Autarquia.

Neste relatório, e no seguimento do processo de auscultação à comunidade bracarense, o Município de Braga obteve uma avaliação de “Muito Boa”. “A importância da monitorização do desempenho estimulou-nos para assumir um novo desígnio, corporizado na apresentação deste primeiro Relatório de Sustentabilidade, que é, em si mesmo, uma medida de transparência e rigor por parte da Autarquia. Ao ser enquadrado estrategicamente, totalmente adaptado ao território e aos compromissos para os próximos anos, e contendo uma estrutura municipal comum que dá resposta às necessidades informativas de distintos grupos de interesse, este documento é um acelerador dos objectivos, com impacto em toda a sociedade”, refere Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, lembrando que este é um tema que está “na primeira linha de prioridades da actuação municipal”.

A constituição do primeiro relatório de Sustentabilidade do Município de Braga foi realizada segundo as melhores práticas internacionais, nomeadamente as normas da Global Reporting Initiative, na opção “Abrangente”; a norma internacional ISO 37120:2018 – Cidades e comunidades sustentáveis Indicadores para a qualidade de vida; o GHG Protocol Corporate Accounting and Reporting Standard, diretrizes para a criação de inventários de emissões de gases com efeito estufa em organizações e o GHG Protocol for Cities – metodologia para a criação de inventários de emissões de gases com efeito estufa em meio urbano, ambas criadas pelo World Resources Institute, o C40 Cities Climate Leadership Group e a rede ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade onde a cidade de Braga entrou recentemente.

“A nível internacional, Braga foi elencada como uma das 88 melhores cidades do mundo no combate às alterações climáticas e atribuída a “classe A” pelo Carbon Disclosure Project. Pela primeira vez, Braga foi distinguida com o galardão Bandeira Verde ECOXXI, atribuído anualmente pela Associação Bandeira Azul Europa aos Municípios portugueses. Também a nível nacional, Braga encontra-se na linha da frente na concretização dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, apresentando uma execução de cerca de 70%, segundo o projecto independente CESOP Local da Universidade Católica Portuguesa”, destaca Ricardo Rio.

Este relatório será a base estratégica para os compromissos que o Município de Braga adotou para os próximos anos, nomeadamente os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável ou o Pacto Ecológico Europeu.

Desta forma, a comunidade de Braga pode agora consultar informações relativas a diversos tópicos que abrangem o todas as dimensões de sustentabilidade como a mobilidade, a responsabilidade social, a descarbonização do concelho e até a prática de compras do Município.

Apoie a Braga TV

O apoio dos nossos leitores é fundamental para garantir que a Braga TV continue a ser um canal de informação de referência na região.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS