No âmbito do projeto “DiverCidade Braga – Uma Viagem Intercultural” realizou-se o 6º Café Intercultural, que decorreu no Espaço AAUM. Este é um momento de partilha entre tantos que escolheram Braga como cidade residente.
O encontro contou com a participação de António Direito, em representação do Município de Braga, e Paulo Henriques, presidente da Associação dos Estudantes Timorenses do Minho (AeTM).
Durante a sua intervenção, António Direito vincou que “Braga é uma cidade aberta a receber e sempre pronta a inovar”.
Por seu turno, Paulo Henriques destacou que na sua chegada a Portugal sentiu “um choque de culturas”. A par da partilha de algumas das suas vivências, deixou patente que o trabalho da AeTM na inclusão dos estudantes timorenses em Braga tem sido sempre no sentido de “ajudar na integração e questões burocráticas exigidas”.
Sendo Braga uma cidade que acolhe diversas nacionalidades, o Café Intercultural tem como principal objetivo a partilha de experiências e saberes do mundo.
Este projeto é uma iniciativa do Município de Braga, financiado pelo FAMI – Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração, que tem como propósito promover espaços, oportunidades e movimentos de informação que fomentem a integração e união das diversas comunidades migrantes que habitam na cidade de Braga.
Envolver toda a sociedade, os bracarenses e os que têm vindo a eleger Braga como novo local de residência na promoção da igualdade, da partilha de culturas e do diálogo, são algumas das metas que se pretendem atingir com este projeto. A iniciativa Café Intercultural tem-se evidenciado pela oportunidade de partilha profícua de experiências culturais e sociais.
O próximo Café Intercultural realiza-se no dia 15 de outubro, às 17h00, no Café Concerto RUM (edifício gnration), subordinado ao tema “Música com Arte”. A participação está sujeita a inscrição prévia.
Mais informações em www.bragadivercidade.pt