Sábado, Abril 20, 2024
16.9 C
Braga
RegiãoCabeceiras de BastoCabeceiras de Basto celebra 25 de Abril

Cabeceiras de Basto celebra 25 de Abril

DR

O Município de Cabeceiras de Basto vai assinalar o 25 de Abril com a realização de uma sessão solene evocativa, que terá lugar na sala de sessões da Assembleia Municipal, pelas 10:45, antecedida pelo hastear da Bandeira Nacional com Guarda de Honra dos Bombeiros Voluntários Cabeceirenses, pelas 10:30, no edifício dos Paços do Concelho.

A sessão solene contará com as intervenções dos representantes dos Grupos Municipais com assento na Assembleia Municipal e dos presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal, Francisco Alves e Joaquim Barreto, respetivamente.

49 anos após a Revolução dos Cravos, o município cabeceirense relembra e celebra as conquistas de Abril, entre as quais a Democracia e a Liberdade, através de um programa aberto à comunidade, para o qual convidou a população a estar presente nomeadamente, na sessão evocativa, mas também nas diversas iniciativas sócio-culturais e desportivas previstas entre 23 e 25 de abril.

O programa começa no dia 23, com a realização de um concerto de Órgão de Tubos, pelo organista Pedro Monteiro, às 15:30, na Igreja do Mosteiro São Miguel de Refojos.

No dia 24, realiza-se a Assembleia Municipal Jovem, que pelas 15:00 levará à sala de sessões da Assembleia Municipal, cerca de 35 jovens do 9.º ano de escolaridade e do secundário que frequentam o Agrupamento de Escola de Cabeceiras de Basto com o intuito de “debater” problemas e apresentar as propostas que considerem mais adequadas para o concelho e para o seu quotidiano através da abordagem de temas diversificados que vão do emprego aos equipamentos municipais, da demografia aos serviços públicos, das infraestruturas ao ambiente, cultura, desporto, educação, entre outros.

Proporcionar aos estudantes um espaço de reflexão, de cidadania, de partilha de ideias é o objetivo desta sessão juvenil que contará com a presença de Joaquim Barreto e Francisco Alves.

Para o dia 25, além da cerimónia evocativa, terá lugar, no Parque do Mosteiro, pelas 09:30, a Corrida da Liberdade organizada pela ADIB – Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto.

As comemorações concelhias do 25 de Abril, são uma organização da Assembleia e da Câmara Municipal, com a colaboração da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Cabeceirenses, ADIB e da Paróquia de Refojos de Basto.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES