Terça-feira, Maio 21, 2024
11.7 C
Braga
RegiãoEsposende"Brincar é Coisa Séria!" regressa a Esposende

“Brincar é Coisa Séria!” regressa a Esposende

© CM Esposende

Entre 1 e 5 de junho, decorrerá em Esposende a quinta edição da iniciativa “Brincar é Coisa Séria!”. O evento é uma organização conjunta da Câmara Municipal de Esposende, Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Esposende e CIPES – Centro de Intervenção Psicológica e Terapêutica e tem como principal objetivo a promoção do direito fundamental das crianças e jovens ao lazer, valorizando, sobretudo, o brincar livre, na natureza e em comunidade.

O programa inclui um vasto conjunto de atividades, entre as quais se incluem o seminário “Crescer com saúde: Dos desafios às oportunidades”, que terá lugar no dia 2, no Auditório Municipal de Esposende, e a Feira do Brincar, que decorrerá na zona ribeirinha de Esposende, no fim de semana de 3 e 4 de junho. Este ano, para além das áreas da Saúde, da Educação e da Cultura, também as vertentes do Desporto e Juventude terão espaço na Feira do Brincar, alargando, assim, o espectro de experiências que crianças, jovens e respetivas famílias poderão vivenciar.

O seminário desta edição integra três painéis, que incluem a abordagem de políticas locais para a infância e juventude, as novas exigências e desafios para a saúde das crianças e jovens, e a necessidade de construção de um futuro com saúde, física e mental, junto dos diferentes grupos da população, com especial destaque, mais uma vez, para a infância e juventude. De facto, um dos pontos centrais incidirá sobre a questão da saúde mental das crianças e jovens, enquanto dimensão essencial a ter em consideração no desenho e implementação das mais variadas políticas e medidas de intervenção social.

No seminário será, também, realizada a apresentação pública do Plano Local de Promoção e Proteção dos Direitos das Crianças e Jovens de Esposende 2022-2026, um instrumento estratégico para o concelho.

Este evento contará com a presença de Rosário Farmhouse, presidente da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, e diversos outros oradores, nomeadamente especialistas no domínio da saúde física e mental e no planeamento de espaços amigos das crianças. A sessão de abertura estará a cargo do presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira.

O seminário é de participação gratuita, contudo de inscrição obrigatória, a efetuar aqui.

O dia 1 de junho, Dia Mundial da Criança, será assinalado com um espetáculo circense, que percorrerá todas as escolas do pré-escolar e do 1.º ciclo, abrangendo, assim, todas as crianças em idade escolar que frequentam o ensino público.

Já no dia 5 de junho, Dia Mundial do Ambiente, as várias iniciativas previstas inserem-se no programa “O Ambiente sai à Rua”, promovido pela empresa municipal Esposende Ambiente e cujo programa poderá ser consultado no blog do Centro de Educação Ambiental.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES