Segunda-feira, Fevereiro 26, 2024
10.1 C
Braga
InícioRegiãoGuimarãesBrave Generation Academy abriu em Esposende

Brave Generation Academy abriu em Esposende

© CM Guimarães

O presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, esteve hoje presente no arranque da Brave Generation Academy (BGA), em Ofir, Fão. A BGA consiste num modelo de ensino híbrido que utiliza novas tecnologias como ferramenta de ensino e implementa a flexibilidade de horários. Com a abertura deste pólo, no concelho de Esposende, são 53 hubs escolares abertos em Portugal.

Este projeto, fundado pelo empresário Tim Vieira, para além das competências teóricas, está orientado para o desenvolvimento das soft skills dos alunos, preparando-os para os novos desafios do mercado de trabalho.

Para Tim Vieira, este modelo pretende “capacitar a nova geração com competências diversas, porque o mundo mudou e os empregos precisam de pessoas diferentes. Se percebemos que os alunos demonstram uma clara apetência ou paixão por algo, o nosso papel é ajudá-los a progredir naquilo que gostam e acreditam e, ao mesmo, tempo dar-lhes a conhecer outras possibilidades. Para isso, estamos a estabelecer parcerias e a organizar programas que complementem a formação base. Se, por exemplo, um deles tem o sonho de ser veterinário, vamos proporcionar-lhe uns dias a acompanhar um veterinário”.

Para Benjamim Pereira, “o desenvolvimento tecnológico tem proporcionado uma avalanche informacional, pelo que o aparecimento de novos modelos de ensino, fugindo aos modelos tradicionais, deve ser entendido como a oportunidade para que se formem melhores profissionais, nas mais diversas áreas”.

O presidente da Câmara Municipal de Esposende destacou, ainda, “a importância da abertura da BGA em Esposende, contribuindo para a fixação de habitantes e a captação de novos moradores”.

“Esposende tem assumido a linha da frente no investimento no ensino, porque entende que só uma sociedade bem formada pode criar riqueza e, consequentemente, melhores condições de vida para todos”, frisou.

Este modelo de ensino inovador tem permitido aumentar, nas mais variadas regiões, a oferta de serviços de educação, com um sistema de ensino aprovado por Cambridge.

Fundada em 2019, a BGA está a desenvolver uma vasta rede de hubs escolares. Tem sete hubs em Cascais, três em Lisboa, e está também presente no Porto, Braga, Coimbra, Leiria, Aveiro, Caldas da Rainha, Óbidos, Santarém, Fundão, Sintra, Setúbal, Ericeira e Algarve. O projeto internacionalizou-se e já chegou aos EUA, a Espanha, Moçambique, África do Sul, Quénia e Namíbia. Ao todo, este modelo de ensino conta já com 53 hubs abertos e mais de 700 alunos de diversas nacionalidades, com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos.

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES