A “Braga Voluntária”, estrutura municipal de voluntariado da cidade, promoveu, na segunda-feira, uma nova ronda de acordos de cooperação com diversas organizações, chegando ao marco de 50 parceiros envolvidos na sua rede.
Nesta sessão, que decorreu no Human Power Hub, foram assinados acordos que visam estabelecer parcerias entre a “Braga Voluntária” e diversas organizações e entidades que atuam no concelho e que assumem relevância no desenvolvimento e na consolidação de projetos de interesse local.
O objetivo é aumentar a rede de colaboração para que a mesma permita desenvolver projetos conjuntos para promover o voluntariado e o envolvimento cívico na cidade, estando esta ação também marcada pela primeira parceria com uma entidade do tecido empresarial, responsável pela criação de um projeto de inovação social com os seus colaboradores no âmbito do voluntariado.
Segundo Sameiro Araújo, vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, a expansão da rede de parceiros da Braga Voluntária é “uma conquista significativa, pois representa um aumento na disponibilidade e na vontade de pessoas e organizações empenhadas em trabalhar em prol do outro e na cidade”, referiu, sublinhando que esta estrutura “demonstra a importância do voluntariado como uma forma de contribuir para o bem-estar da sociedade e da comunidade local”.
A “Braga Voluntária” é um projeto do Município de Braga que tem como objetivo incentivar o voluntariado, fomentar a cidadania ativa e criar uma cultura de solidariedade na cidade. Através de diversas atividades, esta estrutura procura mobilizar a comunidade, promovendo a participação cívica e a responsabilidade social.
Esta sessão contou com a presença da Associação Académica da Universidade do Minho, ADOLESCERE – Associação de Apoio à Criança e ao Adolescente, Associação de Moradores de Montélios, Associação Hospitalários de São Lázaro, Centro Cultural e Social de Santo Adrião, Centro de Solidariedade de Braga – Projeto Homem, Farmácia Lamaçães, Hospital de Braga, Instituto das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, Núcleo de Estudantes de Medicina da Universidade do Minho e a Refood Braga.