Quinta-feira, Dezembro 5, 2024
11.2 C
Braga
BragaBraga volta a distribuir fruta e legumes aos alunos das escolas básicas

Braga volta a distribuir fruta e legumes aos alunos das escolas básicas

© CM Braga

Durante este ano letivo, o Município de Braga deu continuidade ao programa “Regime Escolar” com a distribuição bissemanal de fruta e legumes. A iniciativa foi instituída pela Comissão Europeia tendo em conta vários objetivos fomentar estilos de vida saudáveis e criar hábitos de alimentação saudável nas crianças, aumentando, assim, de forma sustentável, a proporção de fruta e legumes no regime alimentar dos mais novos.

Durante uma visita à EB1 de Fradelos, Carla Sepúlveda, vereadora da Educação do Município de Braga, garantiu a continuidade do programa nas escolas do ensino básico do concelho, durante todo o ano letivo. “O bem-estar das nossas crianças é uma prioridade e a promoção de uma alimentação saudável é um eixo em que pretendemos incidir cada vez mais, contribuindo para melhorar a qualidade nutricional da oferta alimentar na perspetiva da obtenção de ganhos em saúde no futuro, com o objetivo prioritário de combater a obesidade infantil”, referiu acrescentando que a implementação de programas com esta génese, dirigidos às crianças em idade escolar, “é uma forma eficaz de aumentar conhecimentos nutricionais e iniciar o processo de mudança em relação a hábitos alimentares mais saudáveis”.

O “Regime Escolar” consiste na distribuição de duas peças de fruta por semana aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico que frequentem estabelecimentos de ensino público. O Município de Braga aderiu a este programa desde o início da sua implementação no ano letivo de 2009/2010. Em 2014 alargou a distribuição de fruta ao ensino pré-escolar.

Para além da distribuição de fruta, existem ainda as medidas educativas de acompanhamento que visam a prossecução dos objetivos gerais do programa, designadamente o aumento a curto e médio prazo do consumo dos produtos abrangidos pelo “Regime Escolar”, a promoção de hábitos alimentares saudáveis, a aproximação das crianças à agricultura, entre outros.

Este ano, e com o objetivo de incentivar o consumo semanal dos hortofrutícolas distribuídos, foi entregue uma caderneta a cada aluno. Com cada distribuição semanal, ao longo de todo o ano, seguirá também “um cromo” que será entregue à criança como “prémio” pelo consumo da fruta dessa semana. Após o preenchimento da caderneta, os alunos poderão escrever e ilustrar uma história que será selecionada para a caderneta do próximo ano.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES