BragaBraga vai ter uma Assembleia Municipal Jovem

Braga vai ter uma Assembleia Municipal Jovem

Iniciativa pretende envolver os alunos do Ensino Secundário numa experiência de funcionamento de uma Assembleia Municipal.

© CM Braga

Braga vai ter uma Assembleia Municipal Jovem. A iniciativa é da Assembleia Municipal de Braga e tem como objetivo envolver os alunos do Ensino Secundário que estudam no concelho numa experiência de funcionamento de uma Assembleia Municipal, aproximando os jovens do poder e das políticas locais, promovendo o conhecimento sobre as atribuições e competências dos órgãos autárquicos.

A Assembleia Municipal Jovem será um órgão deliberativo que irá integrar os jovens em representação dos estabelecimentos de ensino que nela se inscrevam. Para isso, anualmente e até ao dia 31 de agosto, todas as escolas com Ensino Secundário do concelho de Braga são convidadas a participar na AMJB, devendo enviar a sua inscrição para o seguinte email [email protected].

De acordo com o Regimento da Assembleia Municipal Jovem, o órgão será representado por cinco alunos de cada estabelecimento de ensino inscrito, constituídos em grupos municipais, os quais devem eleger um representante. Os membros da Assembleia Municipal Jovem elegem a mesa composta por um presidente e dois aecretários, devendo a lista respeitar o disposto na Lei da Paridade. A presidente da Assembleia Municipal de Braga preside à sessão de instalação, coadjuvada por um dos membros da Assembleia Municipal indicado pela conferência de representantes de grupos municipais e pelo presidente da Comissão Permanente do Conselho Municipal da Juventude.

As propostas mais votadas na Assembleia Municipal Jovem, até ao limite máximo de três, serão submetidas à apreciação da Assembleia Municipal a reunir em Sessão Extraordinária.

O Regimento da Assembleia Municipal Jovem pode será consultado aqui.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

Últimas Notícias

POPULARES