Braga vai ter 'Casa dos Gatos' para cuidar e proteger os gatos de rua
Domingo , Setembro 20 2020 Periodicidade Diária nº 2580
Principal / Notícias / Braga vai ter ‘Casa dos Gatos’ para cuidar e proteger os gatos de rua

Braga vai ter ‘Casa dos Gatos’ para cuidar e proteger os gatos de rua

O movimento cívico ‘Braga para Todos’ reuniu mais uma vez com Altino Bessa, vereador do Ambiente, Energia e Desenvolvimento Rural, para discutir algumas questões do projeto ‘Casa dos Gatos’ e do CED, com a presença da associação ‘Saquetas de Rua’.

Com a realização da reunião, o movimento acredita que Braga irá “ter finalmente políticas públicas de proteção animal e começar a trabalhar para a construção de uma sociedade com mais justiça e igualdade”. No entanto, o ‘Braga Para Todos’ alerta para a importância do papel ativo da sociedade na política da cidade, como “essencial para exigir trabalho da câmara”. “As rápidas mudanças nas políticas públicas de proteção animal são satisfatórias. Estamos felizes pela questão do CED (captura, esterilização e devolução) passar para o pelouro do Ambiente, o que até faz sentido, e pode terminar com a burocracia gigante que a AGERE apresentava, colocando em risco a vida dos animais. Por outro lado, é mais uma vitória para o nosso movimento, já que o CED e a ambulância eram os pontos cruciais da petição”, frisa o movimento.

No entanto, o ‘Braga Para Todos’ acredita que estas medidas só serão eficazes se o atual executivo conseguir ter “uma relação próxima com os cidadãos e uma melhor comunicação, onde sejam transmitidas as novas alterações e qual o papel do cidadão para evitar vários crimes ocorrentes em Braga”.

Além do CED a cargo do Pelouro do Ambiente, Braga será a segunda cidade a implementar a  ‘Aldeia dos Gatos’. Este conceito nasceu em Sintra através da associação ‘Movimento Movido a 4 patas’, que pretende  ver o projeto em várias cidades e criar um roteiro pelo país, com o objetivo de dignificar a vida animal, em especial os gatos, o que já acontece em outros países da Europa.

O projeto executado pelo ‘Braga para Todos’  já esta na  posse do executivo. “A Câmara prevê a criação de dois testes em duas freguesias e, se correr bem, vai implementar mais em outros pontos da cidade,  perto de colónias esterilizadas. Pretendemos com isto ajudar a Câmara e as Juntas com o problema da comida humana, e criar uma forma mais limpa e organizada de alimentar as colónias e estas permanecerem durante a noite ou dias de frio e chuva, e serem também alimentados neste espaço, deixando as ruas limpas”, esclarece o movimento.

“A ‘Casa dos Gatos’ será testada na cidade e, se todas as promessas foram executadas, Braga será das cidades mais evoluídas em políticas de proteção animal. Admitimos que devíamos ter feito este movimento mais cedo, pois acreditamos que a oposição construtiva pode fazer a diferença. Neste momento, a Câmara está de parabéns, mas falta  a  parte prática e para isso existimos nós, para questionar. Temos fé que com a associação  ‘Saquetas de Rua’ no terreno e a vontade de trabalhar nesta causa do vereador Altino Bessa até dezembro, já devemos ter CED e uma ‘Casa dos Gatos'”, ressalva, ainda, o ‘Braga Para Todos’.