Quarta-feira, Dezembro 7, 2022
15.6 C
Braga
InícioBragaBraga vai receber XVI Conferência Anual da Rede de Cidades Criativas da...

Braga vai receber XVI Conferência Anual da Rede de Cidades Criativas da UNESCO

© CM Braga

Braga foi a cidade escolhida para receber a XVI Conferência Anual da Rede de Cidades Criativas da UNESCO em 2024. A decisão foi conhecida hoje, data que a Assembleia Geral das Nações Unidas designou como o Dia Mundial das Cidades e que celebra a cooperação entre países e municípios para o desenvolvimento urbano sustentável.

Acolhida a cada edição por uma cidade integrante, a Conferência Anual da Rede de Cidades Criativas acontece uma vez por ano e junta vários representantes da Rede de Cidades Criativas da UNESCO.

No próximo ano será a cidade turca de Istambul a receber o encontro. Em 2024, ano em que a rede comemora 20 anos de existência, a conferência terá como tema “20 years of UCCN: bringing youth to the table for the next decade”.

“A Conferência Anual gera benefícios, não só para a cidade anfitriã, mas também para a região e o país. O evento mostra-se como uma oportunidade para a cidade anfitriã construir uma ampla sensibilização e apoio à cultura e criatividade, impulsionando estratégias e planos de desenvolvimento urbano, bem como o cultivo para colaborações com outras cidades, nacionais ou estrangeiras, alargando a sua visibilidade e o impacto internacional”, sustenta a Autarquia.

Criado em 2004, a Rede de Cidades Criativas da UNESCO (UCCN) tem como objetivo potenciar a cooperação com e entre cidades que reconhecem a criatividade como fator estratégico de desenvolvimento sustentável a nível económico, social, cultural e ambiental.

Durante a última década, a UCCN teve um crescimento exponencial de 41 cidades criativas, em 2013, para 295 em 2022 e, espera-se que em 2024 sejam mais de 350. Em 2017, Braga passou a integrar a Rede de Cidades Criativas da UNESCO, tornando-se a única cidade representante na área das Media Arts na Península Ibérica.

A Braga Media Arts é o programa de ação que Braga promove para dar resposta ao título Cidade Criativa da UNESCO no domínio das Medias Arts. Entre diversos projetos e atividades, como a bienal de arte e tecnologia Index ou o programa de serviço educativo Circuito, a Braga Media Arts promove a aprendizagem e a experimentação no campo das Media Arts, valorizando o património histórico, cultural e ambiental da cidade através da apropriação artística com recurso ao uso das tecnologias.

A apresentação da candidatura para receber este evento decorreu durante a edição deste ano que teve lugar na cidade brasileira de Santos. Na corrida com a cidade minhota estava o Dubai (Emirados Árabes Unidos), cidade criativa do Design.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS