Quarta-feira, Fevereiro 28, 2024
10 C
Braga
InícioBragaBraga vai receber sete mil peregrinos estrangeiros da Jornada Mundial da Juventude

Braga vai receber sete mil peregrinos estrangeiros da Jornada Mundial da Juventude

© Arquidiocese de Braga

A partir da próxima semana, a Arquidiocese de Braga começa a viver a vibração da Jornada Mundial da Juventude ao receber sete mil jovens oriundos de 26 países para os Dias nas Dioceses.

Os números foram adiantados pelo Comité Organizador Diocesano durante a conferência de imprensa, que aconteceu no Paço Arquiepiscopal, na tarde desta quarta-feira, em que foi apresentado o programa para os Dias nas Dioceses, que decorrem de 26 a 31 de julho.

Os jovens estarão distribuídos pelos 14 Arciprestados. O programa foi preparado pelas equipas arciprestais, com a colaboração das paróquias.

“Podemos dizer também que é uma ‘semana santa’. Temos aquela que é o coração do ano litúrgico, mas sermos visitados por tantos milhares de jovens oriundos de tantos países, culturas, línguas, mas com o mesmo sentir, com a mesma linguagem do amor e centrados em Jesus Cristo, é para nós um motivo enorme de satisfação, de redobrada alegria e esperança. Esperamos que se sintam muito bem acolhidos e não apenas fazer o acolhimento, mas com eles partilharmos a nossa vida, a nossa cultura e de modo especial, a nossa fé. Porque a Jornada Mundial da Juventude, antes de mais, é uma peregrinação de fé. É o momento de evangelização, um momento de encontro com Cristo, com os outros, connosco próprios, com este mundo tão belo que é Portugal, com esta terra tão bela que é Braga na sua região, na sua Arquidiocese e com esta casa comum que queremos que seja cada vez melhor, com o nosso contributo e especialmente com a participação ativa dos jovens”, afirma o Arcebispo de Braga, D. José Cordeiro.

Os destaques dos Dias na Dioceses são o encontro dos bispos e cardeais e representantes dos grupos de jovens, com o arcebispo, no dia 28, e o domingo, dia 30, quando acontece a missa de envio.

Todos os jovens são convidados a estarem juntos no domingo e vão unir-se aos cerca de 5 mil jovens da arquidiocese inscritos para a Jornada. A programação começa pela manhã, com atividades culturais e às 17:00 é celebrada a Eucaristia, presidida por D. José Cordeiro e concelebrada por cardeais, bispos e sacerdotes presentes, com bênção e envio dos peregrinos rumo à Jornada Mundial da Juventude.

Outro motivo de alegria é a participação de dois jovens vindos da paróquia de Santa Cecília de Ocua, da Diocese de Pemba, Moçambique, com a qual a Arquidiocese de Braga tem um acordo de cooperação missionária. “São para nós este sentido mais alargado da comunhão, da amizade, da fraternidade universal, porque são rostos concretos com participações concretas de pessoas que proporcionaram a vinda destes jovens que de outra maneira seria impossível”, afirma o arcebispo.

Segundo o Cónego Avelino, presidente do Comité Organizador Diocesano Braga, a expectativa é muito elevada, sobretudo de que tudo corra bem. “É claro que os números também são importantes e acreditamos que 7000 é um número significativo, embora tivéssemos capacidade para duas, três vezes mais de peregrinos. Vão ser dias de festa, de vermos o melhor da nossa juventude e de vermos sobretudo este sentido de fraternidade e de universalidade que a Jornada Mundial da Juventude mais traduz.

O convite para experimentar o que serão esses dias é extensivo a todos da Arquidiocese: “Estejam connosco, vivam na alegria, com os nossos jovens, mas sobretudo no dia 30, quando temos este grande acontecimento na Avenida Central, que é o coração da cidade”, diz o presidente do Comité Organizador Diocesano.

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES