Sexta-feira, Agosto 12, 2022
17.8 C
Braga
InícioBragaBraga vai receber 30 refugiados ucranianos oriundos da Polónia e Roménia

Braga vai receber 30 refugiados ucranianos oriundos da Polónia e Roménia

© CM Braga

A Câmara Municipal de Braga, em parceria com instituições públicas e privadas locais e a sociedade civil, prepara-se para receber, no final desta semana, 30 refugiados ucranianos. Estes refugiados foram identificados por um grupo de jovens com ligações à comunidade de residentes ucranianos em Braga e serão retirados de zonas de fronteira na Polónia e Roménia.

No sentido de organizar a viagem e todos os elementos logísticos necessários à receção destes refugiados na cidade, realizou-se esta segunda-feira uma reunião que juntou elementos dos vários agentes a trabalhar no terreno nesta área.

O encontro permitiu articular com a empresa de transporte bracarense ´EBA´ a retirada destes cidadãos ucranianos, assim como dialogar com os diversos parceiros para criar condições que garantam o acolhimento imediato dos refugiados e a sua posterior integração, nomeadamente a disponibilização de cuidados de saúde, habitação condigna, emprego e necessidades educativas que possam vir a ter para os seus filhos.

Esta reunião e os grupos de trabalho que dela resultaram, demonstram a extraordinária capacidade da sociedade civil se unir e dar uma resposta afirmativa e célere perante a tragédia que está a assolar a Ucrânia. À recepção destes primeiros refugiados seguir-se-ão outras medidas de apoio por parte da comunidade bracarense à Ucrânia e aos seus cidadãos, de acordo com as necessidades que vão surgindo e a evolução da situação no terreno de guerra.

São já vários os movimentos civis de Braga que se estão a unir para ajudar a Ucrânia, nomeadamente o ‘Braga SOS Ucrânia‘ ou a empresa de transportes Torrestir, que estão a angariar bens de primeira necessidade e a garantir que estes chegam a quem mais precisa.

Na reunião estiveram presentes a Braga SOS Ucrânia, a Junta de Freguesia de São Victor, a Junta de Freguesia de São Vicente, a União de Freguesias de São Lázaro e São João do Souto, a CIM Cávado, a Virar a Página, a Transportes EBA, o Grupo de Escutismo, a Associação Empresarial de Braga, o Lions Clube de Braga, a Cáritas de Braga, a Cruz Vermelha de Braga, o ACES Braga, o Instituto de Segurança Social e a Comunidade Ucraniana. 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS