Quinta-feira, Abril 25, 2024
12.7 C
Braga
BragaBraga vai implementar estratégia municipal de Educação Ambiental

Braga vai implementar estratégia municipal de Educação Ambiental

© CM Braga

A Câmara de Braga vai implementar a estratégia municipal de Educação Ambiental (EMEA) para “um futuro mais sustentável e ecologicamente consciente”. A proposta será analisada na próxima reunião de Executivo Municipal, que terá lugar esta segunda-feira.

Reconhecendo a importância da Educação Ambiental como “um dos pilares essenciais para o desenvolvimento sustentável do concelho”, o documento da Autarquia assenta na estratégia da Estratégia Nacional para a Educação Ambiental (ENEA) e assume um planeamento temático a partir dos eixos definidos na ENEA. “Com esta medida, o Município pretende abranger um conjunto alargado de temas no sentido de fornecer à comunidade uma oferta pedagógica íntegra, com base nos melhores exemplos e referencias nacionais e internacionais, e que seja completa e robusta ao nível das várias áreas de interesse ambiental da atualidade. Neste sentido, destaca-se o alinhamento com o Programa ECOXXI, os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e os critérios de avaliação do título da Capital Verde Europeia”, refere a Câmara Municipal.

Esta estratégia municipal apresenta uma oferta pedagógica vertida no Programa Municipal de Educação Ambiental, desenvolvido ao nível da sua dimensão temática, operacional e estratégica. “A estrutura é concretizada a partir de partir de programas de ação, que se traduzem em iniciativas específicas de educação ambiental. Estas ações envolvem um espetro diversificado de atividades, desde comemorações de efemérides e semanas ambientais, ações de sensibilização e formação, e ações práticas e participativas. Estas iniciativas serão continuamente monitorizadas através de indicadores de sucesso que orientam o desenvolvimento sustentável do município, garantindo uma progressão contínua na educação ambiental que se pretende abrangente, acessível e colaborativa”, explica ainda o Município.

Através da promoção da educação e sensibilização ambiental, a EMEA pretende “construir de uma comunidade mais informada, consciente e ativamente envolvida na promoção da sustentabilidade e na preservação ambiental do Município de Braga, contribuindo significativamente para o desenvolvimento sustentável do município, proporcionando uma sustentabilidade participada de forma colaborativa e responsável”.

A EMEA tem como ambição “posicionar Braga como um exemplo inspirador de sustentabilidade, não apenas para a comunidade local, mas também para outras regiões, unindo dinâmicas, organizações e pessoas”. Reconhecendo que a mudança real “requer esforços coletivos”, a estratégia pretende “fortalecer a participação ativa da comunidade e estabelecer parcerias com organizações locais, empresas e outras entidades para realizar projetos e campanhas ambientais eficazes”.

A implementação da Estratégia Municipal de Educação Ambiental será um processo contínuo, com planos de ação específicos, metas mensuráveis​​ e avaliações regulares para “garantir que os objetivos sejam alcançados de forma eficaz e eficiente”.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES