Quarta-feira, Junho 19, 2024
22.3 C
Braga
AtualidadeSociedadeBraga vai homenagear Jorge Miranda

Braga vai homenagear Jorge Miranda

O coautor da Constituição portuguesa vai ter um memorial na casa onde nasceu, na Avenida Central.

DR

Jorge Miranda, um dos autores da Constituição portuguesa, vai ser homenageado esta terça-feira pela sociedade civil em Braga, com o descerramento às 16:00 de um memorial na casa onde nasceu (Avenida Central, n.º 123) e uma cerimónia às 16:30 no salão medieval da Reitoria da Universidade do Minho.

Nesta sessão vão intervir, além do evocado, o coordenador da Comissão de Homenagem aos Democratas do Distrito de Braga, Paulo Sousa, e os responsáveis das duas entidades parceiras da iniciativa: o reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro e o presidente do Município de Braga, Ricardo Rio. O evento conta com a presença de diversas personalidades e momentos musicais a cargo da Academia Allegro.

Nascido em 1941, Jorge Miranda foi deputado à Assembleia Constituinte e um dos redatores da Constituição da República portuguesa de 1976, tendo depois colaborado na elaboração das Constituições de São Tomé e Príncipe, Moçambique, Guiné-Bissau e Timor-Leste. Integrou também a Comissão Constitucional em Portugal, precursora do atual Tribunal Constitucional.

O professor catedrático jubilado das universidades de Lisboa, Lusófona e Católica e do Instituto de Altos Estudos Militares pertenceu ainda ao conselho científico das escolas de Direito da UMinho e da Universidade do Porto. Por outro lado, presidiu ao Instituto de Ciências Jurídico-Políticas, ao Instituto de Direitos do Homem ou às associações portuguesas de Direito Constitucional e de Direito do Ambiente, entre outras entidades.

Tem mais de 250 publicações, entre livros e artigos científicos. É doutor honoris causa pelas universidades de Pau (França), Vale do Rio dos Sinos (Brasil), Católica de Lovaina (Bélgica) e Porto, além de professor honorário da Universidade Federal do Ceará (Brasil) e laureado com a Ordem de Santiago e Espada e a Grã-cruz da Ordens da Liberdade e do Infante D. Henrique.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES