Terça-feira, Julho 16, 2024
16.2 C
Braga
BragaBraga vai disponibilizar serviço público de transporte escolar especializado

Braga vai disponibilizar serviço público de transporte escolar especializado

© CM Braga

A Câmara Municipal vai celebrar um contrato-programa com os TUB – Transportes Urbanos de Braga para disponibilizar um serviço público de transporte escolar especializado, de forma a abranger os alunos do concelho. A medida será analisada na próxima reunião do executivo municipal, e será implementada no ano de 2024.

“School Bus para Todos” surge como uma solução inovadora orientada para o futuro, “vital para a promoção de uma educação orientada para a mobilidade sustentável e segura, fundamental para a concretização da estratégia de mobilidade urbana do concelho”. Este novo serviço permite uma atenção mais direcionada para as necessidades dos alunos, garantindo “uma experiência de viagem segura e dedicada, em que os veículos alocados providenciam um ambiente controlado, supervisionado, confortável e tranquilo, minimizando potenciais desvios e preocupações de segurança”.

Por outro lado, com a implementação do “School Bus para Todos”, a autarquia “pretende, não apenas promover a redução de tráfego nas áreas escolares, mas também contribuir para a melhoria geral da circulação rodoviária”. “Tratando-se de um serviço dedicado, é possível assegurar, não apenas uma maior optimização das rotas, como também uma melhor compatibilização entre os horários – o do transporte e o escolar -, permitindo, assim, diminuir a presença de veículos particulares nas ruas, sobretudo nos trajetos limítrofes às zonas escolares e, consequentemente, contribuir para a mitigação do congestionamento viário”, refere a Câmara Municipal.

“Também se pretende com, este serviço, proporcionar melhores condições de conforto e segurança no transporte, quer às crianças quer aos clientes da rede regular, aumentar a equidade, proporcionando igual qualidade de serviço a todas a comunidade estudantil do concelho, e assegurar pleno cumprimento dos requisitos legais (em particular de acordo com a lei 13/2006)”, acrescenta.

Paralelamente, os serviços de transporte de passageiros “School Bus” libertam viaturas afetas ao transporte regular, fomentando “a qualidade do serviço, aumentando a eficiência e eficácia do mesmo, na medida em que permite reforçar a oferta regular e optimizar o serviço, diminuir a idade média da frota, melhorar a eficiência dos TUB e, através da diminuição das necessidades de frota, permitir aumentar a oferta de novas linhas”.

Assim, este projeto tem como objetivo, para além de apoiar a descarbonização da cidade, “reduzir as emissões e gases de efeito de estufa e reduzir o transito e sinistralidade, também incentivar a autonomia e responsabilidade das crianças, promover o uso do transporte publico aumentando o bem-estar e a qualidade de vida dos concidadãos”.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES