Terça-feira, Abril 23, 2024
18.1 C
Braga
BragaBraga vai construir nova residência universitária com 170 quartos

Braga vai construir nova residência universitária com 170 quartos

DR

O Executivo Municipal de Braga irá analisar, na próxima segunda-feira, um pedido de informação prévia (PIP) sobre a viabilidade da construção de uma residência privada para estudantes universitários, na Travessa Dr. Francisco Machado Owen, implicando a demolição integral de uma edificação atualmente existente no local que está há vários anos votada ao abandono.

“A concretização deste projeto, que contempla 170 unidades de alojamento, permite resolver um problema urbanístico que se arrasta há muitos anos e, ao mesmo tempo, servir os estudantes, aumentando a oferta disponível ao nível da habitação e mitigando uma carência identificada na cidade”, sublinhou a Autarquia.

Na mesma reunião, será ainda apreciada uma alteração do contrato de empreitada da requalificação integral do Bairro Social de Santa Tecla. “Considerando que a realidade atual, caracterizada pelo aumento das assimetrias sociais, gerou uma maior procura das habitações sociais e mais pedidos direcionados à BragaHabit, o Município e a empresa municipal de habitação entenderam reavaliar a decisão de demolir um edifício do Bairro que iria permitir a transformação desse espaço numa praça”, acrescentou.

Nesse sentido, a manutenção do edifício e reabilitação dos seus apartamentos vai permitir salvaguardar 30 fogos que darão resposta à lista de espera da BragaHabit. “Esta é uma alteração motivada pelo interesse público e que não compromete a natureza global da requalificação deste Bairro”, reforçou o Município.

Também o relatório final sobre o concurso público da Rua de São Martinho de Tibães será analisado nesta Reunião do Executivo. A obra terá um preço base de 916 mil euros (acresce IVA), com prazo máximo de execução de 150 dias. Esta requalificação vem dar seguimento a um investimento contínuo do Município na requalificação das estruturas rodoviárias em todo o concelho.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES