Quarta-feira, Novembro 30, 2022
9.5 C
Braga
InícioBragaBraga vai comemorar 330 anos da Igreja de São Vicente

Braga vai comemorar 330 anos da Igreja de São Vicente

© Paróquia de São Vicente

A Irmandade do Mártir São Vicente e a Paróquia de São Vicente, em Braga, celebram este ano uma dupla efeméride.

A Irmandade e a Paróquia uniram-se para celebrar a Festa da Dedicação da Basílica de São João de Latrão, pois a Igreja de São Vicente é “Membro da Sacrossanta Basílica de São João de Latrão” – privilégio que lhe foi concedido a 17 de janeiro de 1598 pelo Papa Clemente VIII, como ainda comemoram, ainda que retroativamente, os 330 anos da reedificação da Igreja de S. Vicente.

A igreja de São Vicente foi reconstruída em meados do século XVI, no lugar onde deverá ter existido um primitivo templo, tendo sofrido um grande restauro em 1691, considerado o ano zero da sua reedificação. Em 2021, devido à pandemia, não foi possível comemorar os 330 anos, optando a Irmandade por adiar a comemoração.

Vivendo-se, agora, uma situação distinta do ano passado a Irmandade e a Paróquia juntaram-se para comemorar os dois eventos em conjunto, com um programa de cariz religioso e cultural, mais vasto e diversificado do que nos anos anteriores.

Assim, no dia 5 de novembro, pelas 15:30, haverá uma visita guiada à Igreja de São Vicente, por Eduardo Pires de Oliveira, eminente estudioso de arte e da cidade de Braga, com conhecida obra dedicada a ambos os temas.

A 9 de novembro, pelas 18:00, será a vez da Eucaristia Solene da Dedicação da Basílica de Latrão na Igreja de São Vicente.

A 11 de novembro, pelas 17:00, na Junta de Freguesia de São Vicente, será inaugurada a exposição “Património Musical Religioso da Freguesia de São Vicente”, tratando-se de uma colaboração da Junta de Freguesia para a divulgação de património cultural da freguesia, que a Irmandade e a Paróquia também agradecem.

Já em 12 de novembro, pelas 21:15, a Igreja de São Vicente, será palco da conferência “A música nas confrarias de São Vicente – séculos XVIII e XIX”, por Elisa Maria Maia Silva Lessa, e de um Concerto de Música Barroca, pela Camerata de Cordas da Universidade do Minho, dirigida por Miguel Simões.

Por fim, a 13 de novembro, pelas 19:00, as celebrações serão encerradas com uma Eucaristia Solene da comemoração dos 330 anos da Reedificação da Igreja de São Vicente de Braga, presidida pelo Arcebispo Primaz de Braga, Dom José Cordeiro.

A Irmandade e a Paróquia apela a todos os paroquianos de S. Vicente e aos bracarenses em geral para que se unam a estas celebrações convidando todos para comparecerem nos eventos comemorativos.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS