Esta segunda-feira, os utentes do Centro de Acolhimento O Poverello, em Braga, celebraram o “Verão de São Martinho” com a tradicional festa do magusto. Na ocasião, o Grupo de Cavaquinhos e Cantares da Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro apresentou diversas canções, ativando memórias saudosas nos participantes.
Frei Jacó, responsável pelo O Poverello, destacou que “momentos como esse são importantes para favorecer o convívio entre os utentes e também entre os colaboradores e amigos da instituição”. O religioso partilhou ainda que, além da apresentação musical, houve a oferta de castanhas para os participantes.
O “verão de São Martinho” é uma tradição em países como Portugal, onde, por volta de 11 de novembro, alguns dias de clima ameno interrompem o tempo típico de outono. A tradição está ligada à história de São Martinho de Tours. Nascido na Hungria em 316, era militar e converteu-se ao Cristianismo em 356. Segundo a história, durante uma viagem em pleno outono, São Martinho encontrou um mendigo no frio e, não tendo o que dar, cortou sua capa ao meio para aquecer o homem.