Quinta-feira, Abril 18, 2024
14.5 C
Braga
BragaBraga: União de Merelim São Pedro e Frossos organiza eventos gratuitos para...

Braga: União de Merelim São Pedro e Frossos organiza eventos gratuitos para toda a comunidade

© Angélica Antunes

A União de Freguesias de Merelim São Pedro e Frossos, em Braga, vai promover eventos gratuitos para toda a população. O programa foi apresentado esta quarta-feira pela autarquia local e integra várias iniciativas que irão decorrer no Parque de Lazer de Gerizes. 

Mercatu Vadio, Exposição de Dinossauros, Festa da Comunidade e o Bracara Motorfest são alguns dos eventos que irão realizar-se nesta União de Freguesias.

Adélia Silva, presidente da União de Merelim São Pedro e Frossos, realçou a importância de serem realizados vários eventos na freguesia, em prol das pessoas. “Nós trabalhamos para as pessoas e é para as pessoas que faz sentido que a gente apresente estas atividades. O grande propósito deste nosso encontro será, desde logo, apresentar a Festa da Comunidade, a Festa do nosso 10 de Junho, data que nós celebramos com toda a comunidade, com um mega piquenique, no Parque de Gerizes, uma missa campal, uma romagem aos cemitérios, jogos tradicionais e, no final do dia, a festa continua com a atuação de conjuntos e DJs”, anunciou a autarca.

A presidente sublinhou que a União de Freguesias dispõe de um parque que possibilita a realização de grandes eventos, assim como a Exposição de Dinossauros “Dino World”. “Temos um parque de lazer com 28 mil metros quadrados e entendemos que seria bom trazer à população uma exposição de dinossauros para que as pessoas possam ver de perto este animal extinto. O ‘Dino World’ tem o apoio da Câmara Municipal de Braga e vai estar em exposição de 1 a 11 de junho. Diversas escolas poderão levar as crianças ao Parque de Gerizes, uma vez que o Dia da Criança celebra-se nesse mês”, acrescentou.

Por seu turno, Jorge da Costa, secretário da União de Freguesias de Merelim São Pedro e Frossos, explicou que o programa do Dia da Comunidade irá contar com animação musical, assim como a terceira edição do Bracara Motorfest, que acontece de 22 a 23 de julho.

“O Dia da Comunidade reúne as pessoas da freguesia, assim como dos cinco continentes. Este dia começa com a parte religiosa, com a missa campal e a romagem aos cemitérios. Depois temos o piquenique, que ano após ano tem tido uma grande adesão. Da parte da tarde temos uma pequena animação infantil e no final da tarde já temos um som ambiente para depois terminar à noite com a banda Remember, que nos vai fazer recuar muitos anos, e a After Party com os Meninos do Rio. O Bracara Motorfest já vai na sua terceira edição e explico já que este evento não é de corridas mas uma exposição e demonstração de todo o tipo de viaturas. Vamos ter pessoas do Algarve, de Setúbal, de Lisboa e de todo o país na nossa União de Freguesias”, finalizou.

© Angélica Antunes

Já Diana Silva, responsável no Mercado Vegan “Mercatu Vadio”, frisou que o evento está ligado à causa animal. As pessoas que queiram participar têm que entregar um donativo à chegada do evento, como ração ou latas. “Vamos ter concertos, DJs e vamos criar uma zona de fumo para manter o parque limpo. Vamos disponibilizar água gratuita filtrada para evitar a venda de garrafas de plástico. Quem quiser, pode trazer o seu copo ou garrafa de casa para encher de água num expositor que vamos ter no espaço”, salientou.

As festas de São Pedro, que decorrem de 29 de junho a 2 de julho, em Merelim São Pedro, e as festividades de São Miguel de Frossos, que acontecem de 29 de setembro a 1 de outubro, também integram o programa de atividades nesta União de Freguesias.

A apresentação dos eventos da freguesia contou também com a presença de Mário Quintas, presidente da Assembleia da Freguesia, e de Henrique Martins, secretário da Mesa da Assembleia.

Programa

28 de maio (domingo)

  • 11:00 às 20:00 – Mercatu Vadio no Parque de Gerizes

1 a 11 de junho 

  • Dino World – Exposição de Dinossauros no Parque de Gerizes

10 de junho (segunda-feira)

Festa da Comunidade no Parque de Gerizes

  • 10:00 – Romagem aos cemitérios
  • 11:00 – Eucaristia Campal
  • Piquenique
  • 15:00 – Insufláveis e animação infantil; atividades livres; Torneio de sueca
  • 22:00 – Atuação da Banda Remember 80’90’00’
  • 00:00 – Espetáculo com os DJ’s Meninos do Rio

22 a 23 de julho

  • Bracara Motorfest

29 de junho a 2 de julho

  • Festa de São Pedro em Merelim S. Pedro organizada pela Comissão de Festas

29 de setembro a 1 de outubro

  • Festa de São Miguel em Frossos organizada pela Comissão de Festas 

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES