
Um grupo composto por pessoas de Este São Pedro e Este São Mamede, em Braga, uniu-se para participar numa iniciativa de limpeza do Rio Este, promovida pela União de Freguesias. A ação teve como ponto de partida na nascente do rio.
A iniciativa concentrou-se nos primeiros 500 metros do Rio Este, uma área identificada como prioritária. Os voluntários juntaram-se para ajudar na remoção dos resíduos. Ao todo, recolheram 3 sacos de lixo de 100 litros.
Manuel Carvalho, presidente da Junta de Freguesia de Este São Pedro e São Mamede, elogiou o esforço coletivo. “Esta é uma iniciativa fundamental para a preservação do nosso ambiente. A adesão da comunidade demonstra o compromisso de todos em manter o Rio Este limpo e saudável”, afirmou Carvalho, esperando que mais pessoas se possam juntar a “uma missão que é de todos”.
Os participantes trabalharam ao longo da manhã, recolhendo lixo, plásticos e outros materiais poluentes que estavam a afetar a fauna e flora local. Esta ação não só contribuiu para a melhoria do ecossistema do rio, mas também sensibilizou os moradores para a importância da conservação ambiental.
A União de Freguesias de Este São Pedro e São Mamede pretende “continuar a promover eventos semelhantes no futuro, reforçando a necessidade de uma atitude sustentável e responsável por parte de todos os cidadãos. A participação ativa da comunidade é essencial para garantir um ambiente mais limpo e saudável para as futuras gerações”.