Quarta-feira, Maio 29, 2024
16.6 C
Braga
ReportagemBraga: UF de Ferreiros e Gondizalves promoveu Feira da Saúde com grande...

Braga: UF de Ferreiros e Gondizalves promoveu Feira da Saúde com grande participação da comunidade

© Angélica Antunes

Para assinalar o Dia Mundial da Saúde, que se celebra neste dia 7 de abril, a União de Freguesias de Ferreiros e Gondizalves, em Braga, promoveu a 1.ª edição da Feira da Saúde com serviços gratuitos para toda a comunidade. A iniciativa decorreu em Gondizalves na parte da manhã e em Ferreiros durante a tarde, contando com uma grande participação de várias faixas etárias.

© Carolina Teixeira

Carolina Teixeira, presidente da União de Freguesias de Ferreiros e Gondizalves, referiu que esta iniciativa dá oportunidade às pessoas de usufruírem de vários serviços sem necessidade de recorrerem aos centros de saúde. “Esta é a 1.ª edição da Feira da Saúde, enquadrada no âmbito do Dia Mundial da Saúde. A realização desta iniciativa faz todo o sentido porque nós temos uma população onde ,muitas das vezes, não tem a possibilidade de se deslocar aos centros de saúde e isso permite dar o apoio durante esta feira”, explicou a autarca.

A presidente disse que, em Ferreiros e em Gondizalves, a Junta disponibiliza várias valências para os fregueses que vão desde Psicologia, Terapia da Fala, Terapia Ocupacional, Serviço de Enfermagem e, brevemente, Podolgia. “Muito em breve vamos disponibilizar Podologia e já temos o equipamento para prestar mais um serviço à população idosa para dar apoio aos nossos fregueses. Também a valência que temos a decorrer agora em Gondizalves, chamada Gondizalves +55, tem sido um êxito total. Esta atividade física é muito aguardada pela população que está ansiosa que chegue a quarta-feira para poder participar”, contou Carolina Teixeira.

Por seu turno, Gabriela Silva, secretária da União de Freguesias de Ferreiros e Gondizalves, sustentou que a autarquia procura sempre realizar atividades que abranjam o máximo de pessoas de várias faixas etárias. “Tentamos sempre abranger o máximo de população com as atividades que levamos a cabo. Temos o serviço de enfermagem, o serviço de medição de tensão arterial e glicémia. Também temos cá uma terapeuta de massagens que faz uma avaliação aos cuidados a ter com a pele, mais direcionada para os nossos seniores que, com a idade, precisam e por vezes não têm o acesso tão facilitado. Hoje têm aqui alguns conselhos que podem seguir”, salientou Gabriela Silva.

Para os mais novos, também presentes na Feira da Saúde, houve jogos didáticos com terapeutas para as crianças interagirem e aprenderem alguns cuidados com a alimentação e a higiene oral. “Temos um vasto leque de atividades que abrange toda a gente”, reforçou a secretária.

Carolina Teixeira regozijou-se com a visita de uma freguesa de 70 anos à Feira da Saúde, onde foi maquilhada pela primeira vez na sua vida. “Tivemos hoje em Gondizalves uma pessoa com 70 anos que nunca tinha colocado uma base na cara. A maquilhadora fez-lhe uma maquilhagem e ficou muito feliz, referindo que o marido não a iria reconhecer. Foram 70 anos sem colocar rigorosamente nada na cara. Esta autoestima que nós promovemos às pessoas faz com que nós tenhamos mais força em realizar este tipo de iniciativas”, finalizou a autarca.

Além de assinalar o Dia Mundial da Saúde, a União de Freguesias de Ferreiros e Gondizalves tem disponível  várias valências para a população que não tem possibilidades financeiras de recorrer à ajuda médica.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES