Sábado, Maio 28, 2022
26.7 C
Braga
InícioBragaBraga: Teatro regressa à Casa do Povo em Mire de Tibães

Braga: Teatro regressa à Casa do Povo em Mire de Tibães

© MalaD’arte

O teatro regressa ao palco do Grupo Unidos de Tibães (GUT) pela mão da MalaD’arte, companhia de teatro de Braga, que vai orientar o “Laboratório de Criação Teatral” na Casa do Povo de Mire de Tibães.

A nova atividade é apresentada em duas aulas abertas. A primeira realizou-se no sábado e contou com a presença de 14 participantes: dez crianças e quatro adultos. A sessão foi vocacionada para os mais pequenos, uma vez que constituíram a maioria dos presentes.

Os participantes foram convidados a comparecer novamente na segunda aula aberta, agendada para sábado, 26 de março, às 21:30, na sede do GUT, localizada na Casa do Povo de Mire de Tibães.

Esta associação sem fins lucrativos convida a comunidade da freguesia tibanense e também as freguesias vizinhas de Braga, Vila Verde e Amares.

Concretizando um sonho antigo do Grupo Unidos de Tibães em fazer regressar o teatro ao palco da sua sede, a companhia de teatro de Braga MalaD’arte abraçou com entusiasmo o projeto. “O objetivo é trabalhar com a comunidade, recuperando as memórias relativas a um grupo já existente no território que está há vários anos sem atividade”, explica a companhia.

Com este compromisso em mente, a MalaD’arte dá a mão ao GUT na missão de “recuperar e continuar uma história ligada ao teatro neste espaço cultural”. Os participantes terão como desafio encontrar o passado e trazê-lo para o presente, adaptando aquilo que já se fez para um estilo mais contemporâneo. “O passado será sempre influência presente nos produtos artísticos deste projeto”, como resume a MalaD’arte, “o passado é o lembrete, o presente é aquilo que se cria e o futuro é o lugar da renovação e continuidade daquilo que deve ser preservado”.

Com a reintrodução do teatro, o GUT também pretende resgatar a ressocialização e o convívio na comunidade e com as comunidades próximas, fomentando a partilha entre os participantes. “O teatro é um meio de coesão social ao representar a necessidade das pessoas ocuparem um espaço físico e transformá-lo em algo criativo sempre num trabalho conjunto”, opinião partilhada pela MalaD’arte. Por isso não há limitações de idades, nem de territórios para integrar o “Laboratório de Criação Teatral” que o GUT e a MalaD’arte vão dinamizar.

O GUT vai organizar, no próximo domingo, 20 de março, a partir das 11:00, um Cordão Humano pela Paz no Mundo. O ponto de encontro é o cruzeiro de Tibães, no largo do Mosteiro de Tibães. O objetivo é formar, com a presença humana, o símbolo da paz e meditar pela harmonia no mundo. A organização pede que cada pessoa traga vestida uma t-shirt branca ou outra peça de roupa dessa cor.

Esta iniciativa conta com a parceria da Junta de Freguesia de Mire de Tibães e do XI Agrupamento de Escuteiros de Mire de Tibães. O GUT vai cumprir as medidas de contenção ainda vigentes por causa da pandemia.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS