Sábado, Dezembro 3, 2022
5.4 C
Braga
InícioReportagemBraga: Solene Procissão dos Passos levou centenas de fiéis às ruas de...

Braga: Solene Procissão dos Passos levou centenas de fiéis às ruas de Celeirós

© Angélica Antunes

Celeirós reviveu este domingo a solene Procissão do Senhor dos Passos, que levou centenas de fiéis às ruas desta freguesia de Braga. Este ano, pela primeira vez em setenta e quatro edições, o pálio foi transportado exclusivamente por mulheres.

Após dois anos de suspensão devido à pandemia da Covid-19, a população de Celeirós voltou a reviver com grande entusiasmo a maior celebração religiosa da freguesia. As ruas foram devidamente ornamentadas para manter viva esta tradição.

© Angélica Antunes

O Padre Pedro Antunes regozijou-se com o envolvimento da comunidade que contribuiu para o sucesso da realização da majestosa Procissão dos Passos.  “Quando decidimos fazer a procissão, ou perceber se tínhamos condições para o fazer, o meu primeiro passo foi convocar os paroquianos, as pessoas que estavam disponíveis para organizar numa primeira fase e depois para ajudar. Esta é uma procissão que envolve muitas pessoas, seja na parte da representação, seja na procissão em si, e gerou-se um entusiasmo muito bonito onde todas as solicitações que fui fazendo, semana a semana, foram sendo acolhidas pelas pessoas e, por isso, noto que há uma vontade muito grande em regressar a estas festividades”, afirmou o Pároco de Celeirós.

© Angélica Antunes

Também Carlos Guimarães, presidente da União de Freguesias de Celeirós, Aveleda e Vimieiro, congratulou-se com a participação da população nesta festa religiosa. Dois anos depois, cá estamos para levar a cabo a Procissão dos Passos, uma das grandes festas aqui da freguesia. A mobilização e o contentamento da nossa população está traduzido na participação a todos os níveis e as palavras do Padre Pedro representam mesmo esse significado, o envolvimento de toda a freguesia para colocarmos a festa, a celebração e a procissão na rua e, por isso, é um grande orgulho para todos nós. A Junta de Freguesia também deu um contributo e fazia todo o sentido, ao fim de dois anos de interregno, voltarmos às ruas de Celeirós”, sustentou o autarca.

© Sandra Antunes

Sameiro Araújo, vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, marcou presença na procissão, onde destacou a importância das celebrações religiosas no concelho. “Estávamos todos ansiosos para retomar estas tradições, que são muito importantes para os bracarenses em geral, mas particularmente para os fiéis. Com o retomar destes eventos, vem também dar outra vida e outra dignidade à Semana Santa de Braga”, referiu.

© Sandra Antunes

Acompanhado pela encenação da Paixão de Cristo, o momento alto do evento religioso foi o encontro das imagens do Senhor dos Passos e sua Mãe, que simbolizaram o momento em que Maria encontrou o seu filho no caminho para o calvário.

© Sandra Antunes

Cerca de 50 atores participaram na encenação da Paixão de Cristo e 400 figurantes deram corpo e alma a vários momentos da vida de Jesus Cristo.

O sermão foi presidido pelo Cónego Luís Miguel Rodrigues e as cerimónias foram acompanhadas pelos Guias e Escuteiros de Celeirós.

A reportagem teve o apoio à produção da União de Freguesias de Celeirós, Aveleda e Vimieiro

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS