Sábado, Junho 15, 2024
15.6 C
Braga
BragaBraga: Sobreposta recebe formação para capacitar área das Artes Performativas 

Braga: Sobreposta recebe formação para capacitar área das Artes Performativas 

© Junta de Freguesia de Sobreposta

A formação “Palavras ao Palco ou como dar aos textos clássicos um rosto que se conte”, dinamizada pela mediadora Rita Sineiro, formadora na área da Literatura para a Infância e Animação da Leitura, surge no âmbito do programa de formação Saber  Fazer, promovido pelo Município de Braga, e destina-se a criadores, agentes e entidades culturais bracarenses da área das Artes Performativas, tendo como objetivo de desenvolver a capacitação teórico-prática na seleção e adaptação performativa de textos clássicos.

A iniciativa decorre a 20 de janeiro e a 3 de fevereiro na Junta de Freguesia de Sobreposta. Com a duração total de oito horas, a formação divide-se em duas sessões. Na primeira, conta com exercícios práticos serão abordadas as seguintes temáticas: Ethos, Pathos, Logos – Intenção e Seleção ou como equilibrar a palavra narrada, quem narra e quem escuta; Pele e Osso – Dissecar o texto, da sua estrutura nuclear à cultura que o produziu; Do Passado para o Futuro – atualização, representatividade e estereótipos; Transbordar o texto – da criação de uma imagem a partir da palavra, da História e da Cultura à sua corporização; Dar voz ao texto – oralização, interação e humor.

Na segunda sessão serão consolidados os conhecimentos anteriormente adquiridos, será essencialmente prática, na qual os participantes realizariam todo o processo de adaptação de um texto concreto – por eles escolhido, talvez até tendo já em vista a sua apresentação – percorrendo todas as etapas apoiados pela formadora.

A participação nesta iniciativa carece de inscrição aqui.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES