Sábado, Março 6, 2021
12.8 C
Braga
Início Braga Braga: São Victor realiza Ceia de Natal para pessoas sem retaguarda familiar

Braga: São Victor realiza Ceia de Natal para pessoas sem retaguarda familiar

DR

A Junta de Freguesia de São Victor, em Braga, realiza, pela segunda vez, uma Ceia de Natal destinada a pessoas que, habitualmente, passam a noite da véspera de Natal sozinhas. Esta Ceia de Natal Social será realizada no dia 24 de dezembro, entre as 19:00 e as 21:00, na Cantina da EB2/3 Dr. Francisco Sanches e é destinada aos residentes na freguesia que passem a noite sozinhos.

A ideia desta ceia é quebrar o isolamento social e estimular os laços de convívio, proporcionando um Natal mais caloroso do ponto de vista dos afetos.

Ricardo Silva, presidente da Junta de São Victor, refere que “numa freguesia com mais de 30.000 habitantes, sabemos que existem algumas pessoas que passam o Natal sozinhas, muitas delas seniores, algo que lamentamos e que nos deixa inquietos. Mas este ano, com a pandemia, sabemos que há ainda mais pessoas que poderão ficar sozinhas na noite da ceia e, de forma controlada, podemos e devemos saber proporcionar uma noite em que devolvamos a esperança às pessoas. Este ano, fruto da Covid-19, é certo que temos que manter o distanciamento físico, mas não devemos perder os laços sociais e humanos que nos ligam enquanto pessoas. Esta é uma questão de dar o verdadeiro significado do Natal – dignificar a vida humana”.

Por isso, a Junta de Freguesia de São Victor realiza a “Ceia de Natal Social” adaptada ao contexto das regras que vigoram no combate à Covid-19. A Ceia de Natal será realizada na Cantina da EB2/3 Dr. Francisco Sanches, de forma a garantir a distância física entre os participantes. Todos os participantes terão de usar máscara antes e depois da refeição, e serão servidos à mesa para evitar circulação de pessoas. O espaço é amplo e bem ventilado, proporcionando um momento especial não só no combate à Covid-19, mas também no combate ao isolamento social.

“Se procuramos uma sociedade mais harmoniosa e equilibrada, pensamos que esta ceia pode ser um contributo para minimizar a tristeza de quem se sente sozinho. Este ano somos postos à prova numa difícil gestão de emoções. Pensamos que, mais do que nunca, é necessário restaurar os níveis de esperança e de confiança no futuro, incentivando a que a sociedade não se esqueça dos mais frágeis e dos mais desprotegidos. E estes não têm que ser necessariamente as pessoas com dificuldades financeiras, pois, sobretudo nesta altura do ano, as emoções podem ser nostálgicas”, acrescenta o autarca.

A Junta de Freguesia de São Victor assegura a refeição, onde não faltará o bacalhau, as batatas e os doces típicos desta época. A Ceia de Natal Social torna-se possível pela dinamização da comunidade, numa parceria entre a Junta de Freguesia de São Victor, a EB2/3 Dr. Francisco Sanches e a Profitecla – Escola Profissional..

Quem desejar celebrar o Natal de uma forma partilhada, celebrando a emoção do Natal, mas cumprindo as regras sanitárias impostas, deve inscrever-se presencialmente na Junta de Freguesia de São Victor, entre as 9:30 e as 12:30 ou das 14:00 às 16:30 até ao dia 23 de dezembro. As inscrições poderão ainda ser efetuadas via e-mail, através de [email protected] ou pelo telefone 253 274 815.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS