Sábado, Abril 20, 2024
22.3 C
Braga
BragaBraga: São Victor assinala 46 anos das primeiras Eleições Autárquicas em Portugal

Braga: São Victor assinala 46 anos das primeiras Eleições Autárquicas em Portugal

© iStock

Na segunda-feira, 12 de dezembro, data em que se celebra os 46 anos da realização das primeiras eleições autárquicas em Portugal, a Junta de Freguesia de São Victor e o Núcleo Territorial de Braga da Iniciativa Liberal assinalam a mesma através de uma sessão comemorativa, que será realizada no Auditório da Junta de Freguesia, às 18:30.

A sessão contará com as presenças de Rui Albuquerque e de Pedro Madeira Froufe, e irá “abordar o contexto histórico destas eleições de enorme relevo para o poder local, como também refletir sobre o papel futuro das autarquias em Portugal”.

O primeiro convidado, Rui Albuquerque, é licenciado em Direito, mestre e doutor em Ciência Política e Relações Internacionais. Desempenha vários cargos de direção e administração escolar na área do ensino superior português e brasileiro. É também autor de vários artigos e textos publicados em órgãos nacionais.

O segundo convidado, Pedro Madeira Froufe, é professor da Escola de Direito da Universidade do Minho e diretor do seu Departamento de Ciências Jurídico­‑Públicas. É também Key Staff Member do Projeto Jean Monnet INTEROP, investigador principal da linha de investigação CEDU – Estudos em Direito da União Europeia e partilha diversos cargos de liderança e comissionaria em diversos departamentos ligados à Universidade e outras entidades administrativas independentes.

As primeiras eleições autárquicas em Portugal marcam também, por inerência, as primeiras eleições para eleger os órgãos locais depois da Revolução dos Cravos, tendo sido, na altura, eleitos 304 presidentes de câmara municipais, 5135 membros das assembleias municipais e cerca de 26 mil membros para as assembleias da freguesia.

Para a Junta de São Victor, “esta iniciativa reveste-se da importância de prestar homenagem a todos quanto lutaram por um País democrático e livre, dignificando a atuação das autarquias e do poder local”.

A sessão tem início às 18:30 e tem entrada livre.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES