A Paróquia e a Junta de Freguesia de São Vicente, em Braga, estão a apelar às famílias para acolherem em suas casas os jovens estrangeiros peregrinos que irão participar na Jornada Mundial da Juventude. Estes jovens irão participar em atividades na Diocese de Braga de 27 a 31 de julho, antes de se deslocarem para Lisboa.
Daniel Pinto, presidente da Junta de Freguesia de São Vicente, lançou o desafio aos vicentinos para poderem acolher alguns jovens nas suas casas e desafiou um conjunto de pessoas como voluntários para acompanhar este grupo.
“Há um desafio que são as Jornadas Mundiais da Juventude e o acolhimento de um conjunto de jovens que ficarão aqui na freguesia e, juntamente com o padre Rui, decidimos lançar este desafio aos vicentinos nas datas que antecedem as jornadas. É um momento importante para nós porque teremos aqui em São Vicente um conjunto de jovens estrangeiros que podem conhecer a dinâmica da nossa freguesia, o nosso património, as nossas tradições e o nosso movimento associativo. Muitos jovens estão a preparar-se para vir a Portugal que serão espalhados pelas dioceses do país”, referiu o presidente.
De acordo com Rui Sousa, pároco de São Vicente, a Jornada Mundial da Juventude tem um grande impacto mundial e as dioceses de Portugal estão a preparar a vinda dos jovens estrangeiros ao país.
“A Jornada Mundial da Juventude deu início quando o Papa João Paulo II entregou aos jovens a Cruz e não imaginava o impacto que iria ter a nível mundial. Este ano, as jornadas vão acontecer em Portugal e é para nós um motivo de grande responsabilidade e, por outro lado, de grande alegria. Somos um país pequeno e vamos ter mais de um milhão de pessoas. É uma ação com mais de 30 anos de experiência na preparação das jornadas e já fomos aprendendo com edições anteriores. Acontecem de 1 a 6 de agosto, em Lisboa, mas os jovens não vão estar só alojados na capital. As dioceses de todo o mundo vão estar em Portugal com as pré-jornadas espalhadas pelo país. Somos uma diocese muito requisitada com uma rede de transportes que irá permitir a mobilidade”, informou o pároco.
Rui Sousa explicou que estão a ser preparadas atividades para estes jovens e apela à generosidade das famílias de São Vicente para acolhê-los em suas casas para pernoitarem.
“A Paróquia e os Escuteiros de São Vicente vão acolher cerca de 50 jovens estrangeiros de 27 a 31 de julho. Já criámos algumas rotas e estão a ser preparadas atividades. Criámos esta parceria com a Junta de Freguesia para que nestes dias os jovens possam conhecer o nosso património. Podemos recorrer a pavilhões e instituições mas queríamos potenciar outro tipo de acolhimento. O apelo que fazemos às famílias de São Vicente é que se disponibilizem a acolherem alguns jovens em suas casas para pernoitarem e que permitam o pequeno almoço e jantar. Se não for possível, nós salvaguardamos a alimentação”, apelou o pároco.
Os interessados podem entrar em contacto para a Paróquia de São Vicente através dos número 253 277 354 ou e-mail [email protected] ou para a Junta de Freguesia de São Vicente através do 253 220 099 ou [email protected].