Domingo, Agosto 7, 2022
24.4 C
Braga
InícioBragaBraga: São Vicente celebra Nossa Senhora da Luz

Braga: São Vicente celebra Nossa Senhora da Luz

© José Pinto

A freguesia de São Vicente, em Braga, festeja esta quarta-feira o Dia de Nossa Senhora da Luz, celebrada anualmente a 2 de fevereiro.

De acordo com Rui Sousa, pároco de São Vicente, “esta celebração destina-se a honrar a Virgem Maria, Mãe de Jesus, que após o nascimento do Seu Filho teve de ir ao Templo de Jerusalém para aí apresentar o Menino Jesus e para Ela se purificar. Com base na festa da Apresentação de Jesus no Templo e da Purificação da Virgem Maria, nasceu a festa de Nossa Senhora da Luz, Nossa Senhora das Candeias e Nossa Senhora da Candelária”.

Na Igreja Paroquial de São Vicente de Braga a festa em honra de Nossa Senhora da Luz é secular e para preparar este “grande dia” realiza-se esta noite, às 21:15, uma vigília onde se reza e canta à Virgem Maria, Nossa Senhora da Luz.

Amanhã, dia 2 de fevereiro, pelas 08:30 é rezada a oração da manhã e será exposto o Santíssimo Sacramento. Durante o dia, os fiéis e devotos de Nossa Senhora da Luz dirigem-se à Igreja de São Vicente para adorar o Santíssimo Sacramento e para rezar e louvar a Virgem Maria. A Eucaristia da solenidade de Nossa Senhora da Luz é às 19:00, onde será feita a tradicional bênção das velas.

Este ano, devido à situação pandémica que o país vive, as crianças do Patronato de Nossa Senhora da Luz não se deslocarão à Igreja Paroquial para homenagear a sua Padroeira, como é habitual. No entanto, as crianças orientadas pelas suas educadoras e pelo pároco estão a celebrar nas suas salas de aula a Sua Padroeira, Nossa Senhora da Luz.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS