Domingo, Abril 14, 2024
20.4 C
Braga
BragaBraga: São Vicente brindou mulheres da freguesia com passeio e jantar

Braga: São Vicente brindou mulheres da freguesia com passeio e jantar

© Junta de São Vicente

A Junta Freguesia de São Vicente, em Braga, realizou um jantar e um passeio a Trás-os-Montes para celebrar o Dia Internacional da Mulher.

O passeio contou com a presença de 100 vicentinas e decorreu durante todo o dia desta quarta-feira, tendo percorrido as terras de Trás-os-Montes para ver as amendoeiras em flor. Ao final da tarde, o Multiusos da Junta de Freguesia acolheu mais de 100 mulheres para um jantar temático dedicado às mulheres. O evento teve como objetivo a celebração do Dia Internacional da Mulher e pretendeu reunir, no mesmo espaço, as vicentinas que se quiseram associar para “um momento de convívio, partilha de experiências, reflexão sobre a condição social e a necessidade de mais políticas de incentivo à participação política das mulheres”.

Para o presidente da Junta de Freguesia de São Vicente, Daniel Pinto, este convívio “é mais que uma questão de igualdade ou oportunidade, é uma questão de como a sociedade ainda olha para a dimensão e papel feminino. Ainda é recorrente acharem que aos pais compete cuidar da carreira familiar, às mães compete assegurar que nada faltará nada no lar. Às mulheres compete a ocupação com coisas triviais, aos homens resolver os grandes problemas que atingem a nossa sociedade. Pois, enquanto a nossa visão estiver a ser tolhida por mentalidades construídas noutros tempos, nenhuma política de igualdade ou nenhum incentivo derrubaram as barreiras que hoje ainda encontramos”.

O Dia Internacional da Mulher é assinalado desde o início do século XX, embora com variações na data das celebrações. Em 1975, a ONU começou a celebrar neste dia, a 8 de março, mas só a 16 de dezembro de 1977 é que viria a ser oficialmente reconhecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas, através da Resolução 32/142. Este dia pretende celebrar os direitos que as mulheres conquistaram até ao dia de hoje, relembrando o caminho para a igualdade que nos deve colocar atentos e alerta para estas questões.

Desta forma, a Junta de Freguesia celebrou um dia cheio de atividades dedicadas às mulheres. “Também na minha candidatura à Junta de Freguesia construímos uma lista em que nos 10 primeiros lugares temos 5 mulheres. Em 28 lugares, 15 são ocupados por mulheres. Durante a campanha, tínhamos três mulheres grávidas que se empenharam da mesma forma que todos os outros. Se queremos fazer a diferença mais que políticas ou chavões bonitos, temos que dar voz e lugares de destaque”, finalizou Daniel Pinto.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES