
A freguesia de Ruílhe, em Braga, festejou o Dia de São José com uma Procissão e com a oferta de broinhas e vinho do Porto à comunidade presente.
Organizado pelos “Josés de Ruílhe”, o evento religioso contou com a presença de D. José Cordeiro, Arcebispo de Braga e Primaz das Espanhas, que presidiu à Eucaristia em honra de São José, do Padre Manuel Joaquim, Diácono Lino e musicalmente acompanhada pelo Grupo Coral.
As celebrações contaram ainda com o Cónego Narciso Fernandes, que foi homenageado pelos “Josés de Ruílhe” durante a cerimónia.

José Ferreira, membro dos “Josés de Ruílhe”, explicou que o Dia de São José é o ponto alto dos “Josés de Ruílhe” e que “é um orgulho ter presente D. José Cordeiro” neste dia. “O Dia de São José é o ponto alto dos Josés cá de Ruílhe. Nós fazemos várias atividades durante o ano, mas este é o nosso dia, o Dia de São José e o Dia dos Josés de Ruílhe. Já tivemos a honra de cá ter D. Francisco José Senra, que era na altura o Bispo Auxiliar de Braga, e dá-nos ainda mais orgulho ter cá presente D. José Cordeiro, Arcebispo de Braga e Primaz das Espanhas, uma vez que tomou posse há um mês e a sua primeira saída oficial pastoral é marcar presença na nossa freguesia. Congratulamo-nos muito com isso”, disse.
O Dia de São José foi também assinalado com a benção da Casa Mortuária por D. José Cordeiro e contou com a presença de Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, e do Executivo da Junta de Freguesia de Ruílhe.

Para Ricardo Rio, este novo equipamento “é um espaço necessário para dar conforto e dignidade nos momentos difíceis” das pessoas e o Município de Braga “tem vindo a procurar em todo o território do concelho de Braga dotar esses espaços de melhores condições para enfrentar esses momentos frágeis da vida de todos”.

No final das celebrações foram oferecidas cerca de 300 broinhas e um lanche à população que marcou presença no dia festivo da freguesia.