Sexta-feira, Setembro 17, 2021
16.6 C
Braga
InícioBragaBraga: Rui Dória afirma que tudo fará para “corrigir erros cometidos na...

Braga: Rui Dória afirma que tudo fará para “corrigir erros cometidos na Praça do Bocage”

© PS

Rui Dória, candidato do PS à Junta de São Victor, em Braga, reuniu com uma comissão representativa dos moradores da Praça do Bocage.

“A Câmara Municipal de Braga dá mais importância a um projeto que um técnico lhe apresente e às respetivas condições de financiamento do que às necessidades concretas dos cidadãos que serve. A constatação resulta, por exemplo, da intervenção em curso na Praça do Bocage, na área norte da freguesia de São Victor”, sublinha o socialista.

Rui Dória afirma que “expuseram-nos a frustração de não terem sido ouvidos sobre a proposta de intervenção e estar em curso uma empreitada que, tendo embora um prazo de 90 dias, se arrasta há mais de sete meses. Repetiram-nos e provaram-nos que as alterações não vão ao encontro das suas necessidades, nem se traduzem numa melhoria da qualidade de vida de quem ali reside”.

De acordo com o candidato socialista, “a prova do que os moradores afirmam está, por exemplo, na supressão de cerca de 70 lugares para parqueamento automóvel, o que, além de tudo o mais, obriga a um constante rodopio dos condutores em redor daquela zona habitacional, à procura de um inexistente lugar de estacionamento, com óbvias consequências para a poluição atmosférica que ali se regista”, acrescentando que “não foi instalado um único ponto de carregamento de veículos elétricos, nem criadas zonas de parqueamento de bicicletas ou trotinetes”.

“As vias mais estreitas dificultam a circulação fluída do trânsito, principalmente quando há camiões a fazê-lo na dianteira. Deram-nos o exemplo do camião de recolha dos lixos domésticos, que, enquanto trabalha naquele quarteirão, bloqueia a passagem a todos quantos precisem de seguir viagem”, salienta Rui Dória.

Na reunião, também os comerciantes se queixaram, tanto da falta de estacionamento, que “acabou por afetar o acesso aos seus negócios e levou já alguns a fechar portas”, como também da “falta de lugares para cargas e descargas, lugares esses que nem sequer estavam previstos inicialmente”.

“A falta de iluminação motiva também preocupações, uma vez que os moradores consideram que propicia ajuntamentos menos recomendáveis, o que faz surgir a insegurança na via pública”, diz Rui Dória, repetindo que “o Município de Braga faz prevalecer o projeto técnico e as fontes de financiamento às necessidades dos cidadãos, onde o valor a receber por m2 do passeio é mais importante do que a qualidade de vida dos moradores”.

De acordo com o candidato socialista, “o que poderia ter sido uma intervenção harmoniosa e em consonância com as necessidades de moradores e comerciantes, ficou aquém, desde logo porque realizada de costas voltadas para as necessidades, sugestões e estudos apresentados pelos moradores”.

“São Victor merece mais. Pugnaremos para que o nosso projeto político resulte vencedor e possamos representar condignamente os interesses das pessoas de todas as ruas e praças da freguesia. Uma autarquia só faz sentido quando ajuda os cidadãos a ter mais qualidade de vida”, conclui, assumindo o compromisso de usar todos os meios ao seu alcance para “sensibilizar a Câmara Municipal de Braga a corrigir os erros agora cometidos na Praça do Bocage”.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS