Sexta-feira, Dezembro 3, 2021
6.2 C
Braga
InícioBragaBraga: Roteiros de Património é aposta para valorizar São Lázaro e São...

Braga: Roteiros de Património é aposta para valorizar São Lázaro e São João do Souto

© União de São Lázaro e São João do Souto

A União de Freguesias de São Lázaro e São João do Souto, em Braga, promoveu a primeira de duas visitas guiadas no âmbito dos roteiros “Arquitetura de Culto das Irmandades do Centro Histórico – Braga”. Miguel Pires, recém-eleito presidente desta união, confirmou o objetivo de dar continuidade a estas iniciativas por forma “a fomentar os roteiros de património”.

A Basílica dos Congregados foi o ponto de partida desta visita que se irá repetir no próximo dia 6 de novembro, às 10:00, para todos aqueles que desejem conhecer melhor estes testemunhos da mestria da arquitetura religiosa de Braga. De acordo com o programado, nesta primeira visita guiada, os participantes tiveram a oportunidade de apreciar o centro histórico através de um périplo pelas várias Igrejas das Irmandades existentes.

“A nossa ideia e objetivo é continuar a fomentar os roteiros de património. Temos muito património para visitar, para salvaguardar, e a Junta de Freguesia tudo fará para valorizar iniciativas que possam promover aquilo que são os verdadeiros ativos de São José de São Lázaro e de São João do Souto, aproximando não só a comunidade da União de Freguesias da sua história, mas também todos aqueles que procuram usufruir do centro histórico bracarense”, disse Miguel Pires, presidente da União de Freguesias.

O roteiro “Arquitetura de Culto das Irmandades do Centro Histórico – Braga” é um produto turístico e didático, cofinanciado pelo Norte2020, no contexto da operação “Valorizar a Igreja do Pópulo: Reabilitação, Conservação Promoção”, que visa valorizar o património religioso presente na União de Freguesias.

Para além da Basílica dos Congregados, representante de uma arquitetura religiosa barroca, rococó e neoclássica, classificada como Imóvel de Interesse Público em 1993, a visita guiada inclui a Igreja do Pópulo, atualmente na reta final de uma intervenção de conservação e restauro, exemplar de arquitetura religiosa, maneirista, barroca, rococó e neoclássica, classificada como Imóvel de Interesse Público em 1977; a Igreja dos Terceiros de São Francisco, também um magnífico exemplo de arquitetura maneirista, barroca, rococó e neoclássica, classificada como Monumento de Interesse Público em 2012; a Igreja da Lapa, testemunho de arquitetura religiosa neoclássica, incluída na Zona Especial de Proteção do Castelo de Braga; Igreja de São Marcos, exemplar da arquitetura religiosa barroca e neoclássica, classificada como Imóvel de Interesse Público desde 1956; a Igreja de Santa Cruz, recentemente restaurada e magnífico padrão de arquitetura religiosa maneirista e barroca; e a Igreja da Misericórdia, um Templo renascentista, maneirista, barroco e neoclássico, classificado como Imóvel de Interesse Público em 1977.

Para participarem na próxima visita de cariz cultural promovida pela autarquia local, os interessados devem inscrever-se através do correio eletrónico da União de Freguesias, [email protected], por telefone, através dos contactos 253 217 234 / 968 077 930 ou, presencialmente, na sede da autarquia local.

Teste BTV

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS