Segunda-feira, Setembro 20, 2021
19.4 C
Braga
InícioBragaBraga: Rosa Monteiro reclama resolução para “excesso de ruído” em Palmeira

Braga: Rosa Monteiro reclama resolução para “excesso de ruído” em Palmeira

PS

Rosa Monteiro, candidata do Partido Socialista à Junta de Freguesia de Palmeira, em Braga,  reclama a resolução do “excesso de ruído” proveniente do Parque Industrial de Pitancinhos.

A candidata quer que sejam adquiridos sonómetros, aparelhos para efetuar as medições de ruídos, para a GNR, a fim de fiscalizar os ruídos.

Rosa Monteiro considera que “se tornou insustentável a situação que se vive há muitos anos em Palmeira devido ao excesso de ruído” e que afeta “particularmente os residentes na urbanização da Quinta de São José”.

“A poluição sonora é um assunto para ser levado a sério, até porque é dos fatores ambientais que provoca mais problemas de saúde. Só na Europa, refere a Agência Europeia do Meio Ambiente, causa 16.600 mortes prematuras por ano e mais de 72.000 hospitalizações. E isto não acontece só lá longe, acontece à nossa porta, frente às nossas casas”, sublinha

Rosa Monteiro informou que os habitantes da Quinta de São José chamam frequentemente a GNR ao local devido aos elevados níveis de ruído, mas que as autoridades não possuem os aparelhos para efetuar as medições. “Há anos que os habitantes desta urbanização chamam, com frequência, a entidade competente para fiscalizar os níveis de ruído, mas as autoridades não possuem sonómetros. O que pretendemos é que à GNR, sejam facultados os equipamentos legais necessários para que cumpram a sua função”, sublinhou a socialista.

Para a candidata, “um presidente de Junta deverá desempenhar o papel de mediador entre a população e os agentes económicos para que seja restabelecida a convivência salutar entre os habitantes da urbanização e o motor de uma economia que são as indústrias, para a salvaguarda da saúde e bem-estar de todos, e do ambiente”.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS