A cidade de Braga volta a vestir-se a rigor para recriar o quotidiano de Bracara Augusta com a 16.ª edição da Braga Romana. De 22 a 26 de maio, a Braga Romana convida os bracarenses e visitantes a conhecer as origens de Bracara Augusta e a partilhar a paixão pela história de Braga.
Este ano, a Braga Romana apresenta-se com diversas novidades, desde logo com a relocalização do Acampamento Militar no Largo Paulo Orósio (frente aos Bombeiros Voluntários), e da área pedagógica no Largo de Santiago. Nesta edição, os principais espetáculos – Concílio dos Deuses, Casamento Romano e Funeral Romano – terão lugar no palco instalado no átrio do Museu D. Diogo de Sousa.
A vereadora da Cultura, Lídia Dias, explica as alterações com a necessidade de levar o evento para o local onde Bracara Augusta tinha a sua área delimitada pela muralha romana. Esta será também uma oportunidade para atrair mais visitantes a espaços como as Termas da cidade, ao Largo de S. Paulo, Largo de Santiago e até ao Museu D. Diogo de Sousa. “Queremos que as pessoas consigam vivenciar ao máximo a Braga Romana. Ao longo de cinco dias, os bracarenses debruçam-se particularmente sobre este pedaço da sua história, através da recriação do contexto social e das actividades económicas. Queremos continuar a fazer da Braga Romana uma grande festa da memória e da identidade”, referiu Lídia Dias na apresentação do evento que decorreu esta terça-feira.
Também o mercado será distribuído pela rua Francisco Sanches, Largo de S. João do Souto, rua de S. João, Rua do Forno, Rua de Nossa Senhora do Leite, Rua Gonçalo Pereira. Já a Praça da Alimentação continua instalada nas Carvalheiras e no Largo de S. Paulo.
A 16.ª edição coloca à disposição do grande público oportunidades para um contacto mais efectivo com a memória da civilização romana no território bracarense, com a recriação do quotidiano romano nas suas mais diversas áreas. A Braga Romana dá, ainda, a oportunidade ao público para visitar museus e espaços arqueológicos que, nestes dias, se enchem de vida e novas experiências.
- 200 Atuações;
- 5 Palcos: Rossio da Sé; átrio Museu D. Diogo; Largo de S. João do Souto; Largo de Santiago, Termas Romanas;
- 80 Atividades pedagógicas;
- 139 Mercadores;
- 90 Entidades (associações e escolas);
- 39 Agentes artísticos.
Espaços:
- Lyceus Romanus (Área Pedagógica) | Seminário de Santiago;
- Domus Camalus (Casa Camalus) | Largo de Santiago;
- Bestiarum Locus (Exposição e Demonstrações de Cetraria, Cavalos e Cães) | Largo Paulo Orósio;
- Ars Monetae (Cunhagem de Moeda) | Largo S. João do Souto e Largo Paulo Orósio;
- Spatium Ludicum (Espaço Lúdico para criança e famílias) | Sala da Pedra do Museu Pio XII;
- Castra Leg. VI Victrix (Acampamento Militar) | Largo Paulo Orósio;
- Locus Artium et Officiorum “Sol-a- Sol” (Escola de Artes e Ofícios) | Rossio da Sé;
- Villa (Quinta com animais e Animais Exóticos) | Termas Romanas do Alto da Cividade;
- Domus Officiorum (Casa de Ofícios) | Termas Romanas do Alto da Cividade;
- Mercatus Romanus (Artesãos e Mercadores) | Ruas do Centro Histórico;
- Domus Ciborum (Áreas de Alimentação):
- Apicii – Praça do Apício | Largo das Carvalheiras;
- Gari – Praça do Garum | Largo de S. Paulo.
A programação completa pode ser consultada em: http://bit.do/eRaXY.