Sexta-feira, Setembro 17, 2021
16.6 C
Braga
InícioBragaBraga: Ricardo Silva quer obras de requalificação no Bairro da Alegria /...

Braga: Ricardo Silva quer obras de requalificação no Bairro da Alegria / Quinta da Armada

© Ricardo Silva

Ricardo Silva, candidato independente à Junta de São Victor, em Braga, reuniu com a Associação de Moradores do Bairro da Alegria, com o objetivo de “auscultar as reivindicações e sugestões desta entidade para aquela localidade da freguesia”.

Os representantes da associação “O Nosso Bairro Somos Nós” lembraram “o respeito institucional” que têm com todas as entidades parceiras, nomeadamente “a Câmara Municipal de Braga e a Junta de Freguesia de São Victor”. Contudo, ao longo da conversa, lembraram “as promessas efetuadas há quatro anos pelo Município, referente à requalificação da Rua Quinta da Armada”. Todavia, “ano após ano, a requalificação tem vindo a ser anunciada, mas sem haver a sua concretização”, o que “frustra” os moradores.

Para Sebastião Ribeiro, presidente da Associação de Moradores do Bairro da Alegria, “tem de haver uma nova forma de olhar para o Bairro da Alegria, que parece esquecido, sobretudo porque hoje é uma rua muito pressionada pelo trânsito que flui para o Hospital, para a Universidade do Minho, para o Braga Parque, além de ser uma zona demograficamente populosa”.

O presidente da associação lembrou que “há zonas da rua em que não existem passeios, não existem travessias de peões (passadeiras) e a iluminação pública é altamente insuficiente. O facto da Rua do Chalé ter parte da rua em terra batida e não permitindo a entrada de um veículo de socorro, preocupa a Associação de Moradores. Além disso, esta associação debate-se com uma esquecida requalificação do espaço do fontanário, além da falta do corrimão na Rua 1º de Dezembro”.

Dada o elevado número de população que ali mora, Sebastião Ribeiro pede que “se intervenha o Parque Infantil da Rua Tomás Figueiredo e que se aproveite o espaço verde na Rua Albano Belino como zona de lazer e promoção de pequenos eventos”.

Para Ricardo Silva, “muitas destas reivindicações surgem pela ausência de competências executivas, uma vez que a Junta de Freguesia de São Victor não tem poderes para intervencionar o espaço público”. “Para que a Junta de Freguesia possa melhor atender as necessidades da sua população, torna-se fulcral que a Câmara Municipal de Braga delegue à Junta de Freguesia de São Victor ‘pequenas’ competências que, na ótica do candidato, podem fazer toda a diferença na gestão urbana quotidiana”, afirma o candidato independente.

O candidato refere que “as passadeiras para peões são garante de uma travessia em segurança, não faz sentido que se espere meses à espera que a Câmara as pinte. Buracos na calçada ou pequenas repavimentações de depressões em passeios, são outras das competências que a Junta de Freguesia poderia ter, satisfazendo necessidades que surgem no dia a dia”.

Ricardo Silva, que nesta reunião se fez acompanhar por Daniel Mendes, Vitor Teixeira e Mário Meireles, reiterou o seu compromisso em “lutar pela requalificação da Rua Quinta da Armada e, em simultâneo, dialogar com o Município para permitir que a Junta possa cumprir o seu papel de agente de proximidade, reivindicando algumas competências”.

O candidato louvou o “esforço” desta associação, sobretudo “em tempos de Covid-19, porque se mantém ativa, como ficou provado pela realização da prova de Carrinhos de Rolamentos do Bairro da Alegria”.

Além disso, neste encontro, Ricardo Silva lembrou, ainda, “a necessidade do Município realizar as obras de requalificação da Sede de ‘Os Alegrienses’ e promover um diálogo sobre o futuro da Fábrica Confiança, uma luta visível desta associação”.

Ricardo Silva deu testemunho de que “as parcerias com as Associações de Moradores são para continuar, reforçando a atuação com iniciativas direcionadas para o público sénior, com rastreios de saúde e atividades que promovam o envelhecimento ativo”.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS