Sexta-feira, Setembro 17, 2021
16.6 C
Braga
InícioBragaBraga: Ricardo Silva quer "melhores condições" para os Sinos da Sé

Braga: Ricardo Silva quer “melhores condições” para os Sinos da Sé

© Ricardo Silva

Ricardo Silva, candidato independente à Junta de Freguesia de São Victor, em Braga, reuniu com a Associação Cultural e Festiva “Os Sinos da Sé”, com o intuito de “aferir o trabalho desta coletividade, sobretudo nesta época de Covid-19”.

A comitiva foi recebida por José Faria Fernandes e por José Machado, presidente e diretor artístico, respetivamente, da entidade, tendo esta ocasião “servido para relembrar as várias iniciativas promovidas pelos Sinos da Sé para a Junta de Freguesia de São Victor”.

Os representantes de “Os Sinos da Sé” agradeceram todos os desafios propostos pela Junta de Freguesia, evocando o “Cantar das Janeiras”, realizado no início de cada ano, a participação no Cortejo Etnográfico da “Feira das Freguesias”, em representação da freguesia de São Victor, e ainda as Festas no Bairro, atividades descentralizadas pelos vários Bairros e Lugares de São Victor.

José Machado destacou a participação dos “Sinos da Sé” na Procissão da Burrinha, sobretudo pela “possibilidade de criar um cancioneiro popular, assente na mais popular das Procissões da Semana Santa”.

O diretor artístico referiu, ainda, “o forte contributo da Junta de Freguesia de São Victor, liderada por Ricardo Silva, na produção do CD ‘Na Procissão da Burrinha’, compilação de 14 temas criados quer para a Procissão da Burrinha, quer para outros tempos temáticos da cidade de Braga”.

Contudo, ambos os dirigentes de “Os Sinos da Sé” reforçaram a mensagem de que “o grupo carece de uma sede social, onde possa desenvolver o seu programa de atividades e possa continuar a fazer o seu papel de divulgador e dinamizador da etnografia e da cultura popular da região”. Quer José Machado, quer Faria Fernandes, advogam “a urgente intervenção no antigo edifício da escola Francisco Sanches, reivindicando um espaço onde possam guardar, em segurança, os vários trajes folclóricos e demais espólio do grupo, bem como salas de ensaio, salas para desenvolvimento de oficinas variadas, espaço expositivo e sala de arquivo”.

Ricardo Silva assumiu o compromisso de “continuar a lutar para que a requalificação a realizar pelo Município de Braga na antiga Escola Francisco Sanches tenha em conta a realidade e as várias necessidades do Grupo ‘Os Sinos da Sé'”.

“Um grupo com 42 anos de história e de verdadeiro serviço público, que é considerado um embaixador da cultura da nossa região, não pode ser desprezado, nem obliviado por qualquer entidade pública que tenha, por missão, um latente papel social e cultural”, afirma Ricardo Silva.

O candidato referiu que “a Junta de Freguesia de São Victor tem-no feito e continuará a pugnar por melhores condições logísticas deste importante grupo da cidade, dando especial atenção à requalificação das instalações do futuro Centro Cívico Dr. Francisco Sanches, tendo em conta que foi ali que nasceu este Grupo e é aqui que deve continuar a sentir-se em casa”.

Para este encontro, Ricardo Silva fez-se acompanhar por Helena Lessa, Manuela Sá Fernandes e por Mário Meireles, que após auscultarem os dirigentes associativos, assumiram “o compromisso de realizar um Orçamento Participativo na área da Cultura, disponibilizando uma verba para que as entidades culturais possam desenvolver novos projetos em prol da comunidade”.

A equipa candidata também fez questão de garantir que do programa eleitoral irá constar “uma iniciativa dedicada à promoção da escrita e divulgação de autores locais”. Uma vez que a Junta de Freguesia de São Victor não possui um espaço expositivo próprio, com alargada dimensão, Ricardo Silva fez questão de “assumir o estreitamento de laços com outras forças vivas da freguesia, que permitam acolher dinâmicas expositivas, de espectro cultural e artístico”.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS