Domingo, Setembro 19, 2021
18.2 C
Braga
InícioBragaBraga: Ricardo Silva pretende "manter e reforçar" parcerias com as escolas de...

Braga: Ricardo Silva pretende “manter e reforçar” parcerias com as escolas de São Victor

© Ricardo Silva

A candidatura independente à freguesia de São Victor, em Braga, “Ricardo Silva 2021” esteve reunida com Arlindo Sousa, diretor do Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Sanches, no âmbito das respostas de apoio à comunidade escolar.

Ricardo Silva, atual presidente da Junta de Freguesia de São Victor, enalteceu o papel do Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Sanches durante o período da Covid-19, lembrando que “foi um agrupamento que soube adaptar-se às exigências e soube vencer as dificuldades”.

“Com o apoio da Junta de Freguesia de São Victor, o Agrupamento de Escolas viu reforçado o seu parque informático, com a cedência de computadores portáteis que ficaram à disposição dos alunos. Mas a Junta de Freguesia reforçou a sua colaboração junto das escolas do primeiro ciclo, colocando tendas de desinfeção na entrada dos edifícios escolares, bem como cedeu dispensadores de gel-álcool e medidores de temperatura”, disse Ricardo Silva, acrescentando que “durante os períodos de confinamento, a própria Junta de Freguesia assegurou o transporte das refeições do pré-escolar, para que nunca faltasse alimentação aos alunos e às suas famílias”.

O candidato independente lembrou, também, “a colocação de película térmica nas Escolas do Bairro da Alegria e das Enguardas, como medida de redução da temperatura nas salas de aula, bem como a cedência de material informático e/ou didático às escolas a partir da iniciativa ‘Executivo Júnior'”. “Esta iniciativa permitiu que os alunos escolhessem o material com que queriam dotar a escola, sendo que nos últimos anos, as várias escolas do primeiro ciclo de São Victor foram contempladas com projetores multimédia, colunas de som, material para aprendizagem da matemática, entre outros”, refere Ricardo Silva.

Também ao nível dos Jardins de Infância, o candidato destacou “as muitas ações que têm vindo a ser realizadas para apoiar uma melhor aprendizagem no pré-escolar”. “Sobretudo na época de Reis, para começar bem o ano, temos, por hábito, levar prendas para oferecer às salas dos Jardins de Infâncias das Enguardas e do Bairro da Alegria. Esta colaboração é para continuar e reforçar dentro das nossas possibilidades”, assegura o candidato independente.

Ricardo Silva afirma que “o Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Sanches tem sido um parceiro constante, complementando as iniciativas da Junta de Freguesia de São Victor, através da possibilidade de  utilização do Auditório ou mesmo do Pavilhão Desportivo”.

O candidato, que nesta reunião se fez acompanhar por Paula Veras e por Fátima Leitão, lembrou “o importante papel do Gabinete do Aluno e Apoio à Família (GAAF), que muito tem apoiado a comunidade escolar e cujas técnicas têm sido um exemplo de dedicação na intervenção social”.

Ricardo Silva questionou sobre as taxas de sucesso escolar e sobre a segurança na escola, obtendo “respostas muito animadoras nestes campos”.

O candidato assegura que “as escolas da Freguesia de São Victor estão atualmente muito melhor preparadas para responder aos desafios da Educação e, por isso, as parcerias de referência serão para manter e reforçar, se for possível”.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS