Domingo, Setembro 19, 2021
18.2 C
Braga
InícioBragaBraga: Ricardo Silva pretende "mais atuação" da Comissão Social da Freguesia

Braga: Ricardo Silva pretende “mais atuação” da Comissão Social da Freguesia

© Ricardo Silva

Ricardo Silva, candidato independente à Junta de São Victor, em Braga, esteve reunido com o presidente do Centro de Cultura e Desporto dos Trabalhadores da Segurança Social e Saúde do Distrito de Braga (CCD Braga), para “reiterar o compromisso de que ambas as instituições irão continuar a cooperar de forma ainda mais estreita”.

A comitiva, composta por Ricardo Silva, Mário Meireles, Jorge Sá e Vítor Teixeira, foi recebida pelo presidente do CCD Braga, Sérgio Balão, e por Constantino Martins, vice-presidente, que abordaram a missão, visão e valores do CCD Braga, inserindo a instituição numa estratégia de apoio social e de proximidade.

“Ao longo da conversa foi possível conhecer as várias áreas de atuação do CCD, destacando o Serviço de Apoio Domiciliário, o Banco de Ajudas Ortopédicas, o serviço de refeições escolares e o serviço de restaurante, bem como os projetos de futuro”, informou Ricardo Silva.

O projeto de requalificação do edifício das Colónias de Férias, situado na Vila da Apúlia, foi outros dos temas que “mereceu maior atenção, pois é neste local que a Junta de Freguesia de São Victor tem realizado as atividades de férias balneares para as crianças e jovens, mas é também aqui que se celebra o Dia Internacional da Pessoa Idosa, onde habitualmente se reuniam mais de 150 seniores”.

Este projeto de requalificação “será submetido ao PRR, permitindo incrementar mais-valias ao nível das respostas de apoio às pessoas com deficiência, através de Lar residencial ou apartamentos para automatização”.

Para Ricardo Silva, este projeto de requalificação vai dotar o CCD de uma estrutura que “dará resposta a um setor que tem sido marginalizado, como o do apoio à pessoa portadora de deficiência. Com as unidades de resposta quer serão criadas, a Junta de Freguesia de São Victor poderá, não só aumentar a capacidade de oferta nas atividades destinadas aos jovens e aos seniores, mas poderá, mediante protocolo, gozar novas iniciativas destinadas à população com deficiência”.

Além disso, o facto de o CCD poder aumentar a resposta ao nível do Serviço de Apoio Domiciliário “também ajudará a complementar as respostas de pessoas sem retaguarda familiar, infelizmente um número crescente na freguesia”.

Segundo o candidato independente, “no futuro próximo, e como consequência da Covid-19, é preciso reunir todas as entidades que prestam SAD, para podermos traçar a radiografia social à freguesia de São Victor, percebendo se podemos incrementar novas metodologias de apoio à população”.

Para Ricardo Silva, “importa dinamizar a verdadeira rede colaborativa, para mapearmos a freguesia e levarmos respostas aos casos mais isolados. Torna-se urgente que a Comissão Social da Freguesia tenha poderes reforçados para implementar uma estratégia social que vá ao encontro das reais necessidades dos cidadãos em situação de vulnerabilidade”.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS